sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Crónica e Análise: Lusitano de Évora 0 – FC Porto 6



1 – Crónica

No início de noite desta Sexta o FC Porto deslocou-se ao Restelo, casa emprestada do Lusitano de Évora, em jogo a contar para a 3ª eliminatória da Taça de Portugal. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-6.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por José Sá; Diogo Dalot, Reyes, Marcano e Ricardo Pereira; André André, Óliver e Otávio; Hernâni, Aboubakar e Brahimi.
Cedo se percebeu que o FC Porto ia fazer tudo para chegar ao golo o mais rápido possível. E procurou fazê-lo pressionando o adversário. Contudo, o golo apenas surgiu ao minuto 20, Aboubakar ativou o marcador. Os eborenses ainda se recomponham da desvantagem e os portistas ainda festejavam o golo, quando, apenas um minuto depois, minuto 21, Aboubakar colocou os Dragões a vencer por dois.
Mal tinha recomeçado o jogo e o FC Porto aumentou a vantagem, porque fez questão de não tirar o pé do acelerador. Ao minuto 49, Marcano ampliou a vantagem portista. O próximo a escrever o seu nome na lista de marcadores foi Otávio, ao minuto 55. 4 minutos volvidos, minuto 59, foi a vez de Galeno estrear-se a marcar ao serviço da equipa principal do FC Porto e, por fim, porque muitas vezes o melhor chega no final, ao minuto 90, Hernâni, com um grande golo, fechou as contas.

Com esta vitória o FC Porto garantiu presença na 4ª eliminatória da Taça de Portugal.

2 – Análise

Antes da Liga dos Campeões havia um jogo da taça para jogar, frente a uma equipa de escalão inferior. Sendo certo que este era um jogo que era propício, como foi, a haver alterações no onze; poderia surgir descontração excessiva, bem como excesso de confiança, o que podia, de certa forma, complicar a tarefa dos portistas. Mas isso não aconteceu, de todo. O FC Porto foi sério e competente, respeitou o adversário, mas fez o que tinha a fazer, venceu. E venceu de forma clara, porque é, naturalmente, mais forte. O Lusitano de Évora tentou, com os seus meios, debater-se e, por isso, está de parabéns por não ter, mesmo a perder, tentado subir no terreno e, quem sabe, chegar ao golo. Mas quando há uma grande diferença entre as equipas e em condições normais, o grande acaba por levar a melhor. Foram 6 e, de facto, poderiam ter sido mais. Destaca-se Aboubakar, pelos dois golos; Marcano e Ótávio por terem contribuído ativamente na goleada portista; Galeno, por ter-se estriado a marcar pela equipa principal; e, pois claro, Hernâni pelo grande golo – dará prémio? E toda a equipa por não ter menosprezado o adversário.
Em suma, o FC Porto está na próxima fase da prova, porque venceu de forma clara e inequívoca. Objetivo alcançado, segue-se a Liga dos Campeões.


PS1. Alguém sabe porque é que a Antena1 não transmitiu o relato do jogo?
PS2. Grande apoio portista nas bancadas! É o #marazul


Sem comentários: