domingo, 1 de outubro de 2017

Crónica e Análise: Sporting 0 – FC Porto 0



1 – Crónica

No final de tarde deste domingo o FC Porto deslocou-se ao terreno do Sporting, em jogo a contar para a 8ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se um empate a 0.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Casillas; Layun, Filipe, Marcano e Alex Telles; Danilo, Herrera e Sérgio Oliveira; Marega, Aboubakar e Brahimi.
Cedo se percebeu que a ideia do FC Porto era impor-se e conseguiu fazê-lo ao longo do primeiro tempo, dominando-o. Layun e Sérgio Oliveira viram os seus remates acertarem em Rui Patrício. Isto antes de Aboubakar ao minuto 18, atirar ao lado. Depois foi Herrera a não conseguir enquadrar o seu remate com a baliza adversária. Ao minuto 22 foi Brahimi) a tentar ser feliz, mas Patrício disse presente e não permitiu os festejos ao Argelino. Mais tarde, ao minuto 40 Aboubakar voltou a procurar o golo, mas Rui Patrício impediu-o. A primeira tentativa de remate do Sporting surgiu ao minuto 43, um remate que Casillas desviou para canto. Na resposta surgiu a melhor ocasião do jogo, Marega atirou à baliza leonina, viu a bola acertar na barra; na recarga, Aboubakar viu o guarda-redes do Sporting levar a melhor.
No segundo tempo o Sporting, naturalmente, conseguiu reagir e deu mais trabalho a defesa portista. Ao minuto 59 os leões tiveram a melhor ocasião do jogo, que surgiu após um roubo de bola a Danilo, com a bola a ir por cima da baliza de Casillas. Ao minuto 70 os Dragões voltaram a estar perto do golo, com Rui Patrício a negar os festejos a Marega. E já nos minutos finais do jogo, Layun, após bater um livre, viu o guarda-redes adversário voltar a levar a melhor.
Com este resultado o FC Porto soma 22 pontos e permanece no primeiro lugar do campeonato com 2 pontos de vantagem sobre o Sporting.


2 – Análise

Nenhum clássico é fácil e, por isso, não se esperava que este fosse diferente. Layun foi a surpresa no onze por troca com Ricardo Pereira que, sabe-se agora, apresentou um problema físico e foi poupado por isso. O FC Porto protagonizou uma boa primeira parte, em que dominou o jogo, não deixando o Sporting impor-se. Neste período ficou a faltar o golo e os Dragões estiveram perto de o conseguir. Gostei, por isso, da prestação portista, ainda que tenha ficado com esse sabor agridoce pelo nulo no marcador ao intervalo. No segundo tempo, naturalmente o Sporting reagiu, começou a pressionar mais e conseguiu equilibrar o jogo. No entanto nem se pode dizer que os leões  tenham ficado muito perto de chegar ao golo. Por outro lado, o FC Porto poderia, ainda que menos pressionante, ter conseguido marcar. Novamente creio que Sérgio Conceição esteve bem na definição da estratégia de jogo e os jogadores, sobretudo no primeiro tempo, executaram-na na perfeição. Contudo, não estive 100% de acordo com o treinador no que se refere às substituições. Em primeiro lugar, não teria optado por Otávio para substituir Herrera e sim Óliver; em segundo lugar, ao colocar Corona e Soares em campo, tê-lo-ia feito mais cedo.
Em suma, o FC Porto perdeu 2 pontos num jogo em que teve mais perto de alcançar a vitória. O mais importante é que a liderança continua no Dragão. Vamos Porto! Segue-se uma penosa paragem para jogos das seleções.

PS. Grandes, grandes adeptos que tem o FC Porto! Siga a onda azul/mar azul!



Sem comentários: