sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Crónica e Análise: FC Porto 0 – Benfica 0



1 – Crónica

No início de noite desta sexta o FC Porto recebeu o Benfica, em jogo a contar para a 13ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se um empate a 0.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por José Sá; Ricardo Pereira, Filipe, Marcano e Alex Telles; Danilo, Sérgio Oliveira e Herrera; Marega, Aboubakar e Brahimi.
O Benfica entrou melhor em jogo, pressionou os Dragões e nessa fase, por uma vez, valeu José Sá a manter o nulo no marcador. Passados os primeiros 15 minutos, o FC Porto foi equilibrando o jogo e conseguiu chegar perto da baliza do Benfica. Danilo, ao minuto 24, foi o primeiro a tentar fazer o golo. Seguiram-se as tentativas de Herrera e Alex Telles, mas sem sucesso. E por isso o intervalo chegou com o marcador a 0.
O segundo tempo foi dominado pelos portistas. Marega, por três vezes, esteve perto do golo, mas não o conseguiu. O mesmo aconteceu com Filipe que atirou ao lado, ou com Herrera. Do outro lado do campo, na única vez que o Benfica chegou perto da baliza portista, José Sá disse presente e, outra vez, voltou a segurar o nulo no marcador.
Com este resultado o FC Porto soma 33 pontos e ocupa o primeiro lugar da tabela, com os mesmos pontos que o Sporting, segundo classificado e com o Benfica à distância de 3 pontos.


2 – Análise

Num clássico nunca se esperam facilidades e este não foi diferente. No primeiro tempo o Benfica entrou melhor, o FC Porto equilibrou. E no segundo tempo os Dragões dominaram o jogo. Mas faltou não falhar nos detalhes, que é como quem diz, na finalização. Marega, por duas vezes, ficou perto, tão perto de fazer golo, mas a bola não entrou. Falhar assim é penalizador para uma equipa que domina um jogo destes. Eu não queria, mas tem de ser. O trabalho do SR árbitro foi prejudicial para o FC Porto, como é possível um golo limpo – que podia fazer toda a diferença – ter sido anulado? E a grande penalidade? Não, eu não estou com isto a dizer que o FC Porto não somou os três pontos por causa do senhor árbitro, os Dragões não ganharam por culpa própria, porque não conseguiram traduzir em golos o domínio de jogo., mas não posso – de forma alguma! – fingir que não houve erros que prejudicaram os azuis e brancos.
Em suma, o FC Porto não conseguiu vencer o clássico que dominou, porque não foi eficaz no ataque. Segue-se a última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Vamos Porto!

PS. Peço desculpa, mas não podia terminar este meu post sem fazer uma nota. O apoio dos adeptos é importante para qualquer equipa, esta época já vimos o mar azul e branco ser incrível, mas hoje não senti isso. Através da transmissão televisiva, conseguia ouvir os adeptos do Benfica e, lamento, isso é algo que não posso admitir que aconteça. Em nossa casa mandamos nós, se estamos em maior número, não podemos, nunca! Deixar que se ouçam os adeptos adversários. A equipa falhou na finalização, os adeptos falharam no apoio.



1 comentário:

margot disse...

Desculpe Ana, mas o Porto não somou os 3 pontos por causa do árbitro ! Exatamente assim, sem mais uma vírgula ! Vamo-nos deixar do politicamente correto e que temos de ser melhores contra tudo e contra todos... Que não tenhamos vergonha de dizer a verdade!...