domingo, 23 de março de 2014

Crónica e Análise: FC Porto 1 – Belenenses 0



1 – Crónica

Custou, mas foi

No final de tarde deste Domingo o FC Porto recebeu o Belenenses em jogo a contar para a vigésima quarta jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 1-0.
Para este encontro Luís Castro não pôde contar com o contributo de Danilo, Fernando e Quaresma, todos devido a castigo. Para os seus lugares entraram Alex Sandro, Josué e Guilas. Ricardo, que na passada quinta tinha jogado a lateral esquerdo, substituindo Alex Sandro, hoje passou para a direita da defesa.
O FC Porto entrou um tanto ou quanto desinspirado. E na primeira parte há a registar uma bola ao poste para cada lado e ainda um golo anulado ao FC Porto. A bola ao poste, do lado portista, foi enviada por Varela, enquanto que o golo anulado foi da autoria de Jackson. Carlos Eduardo e Jackson ainda atiraram a bola por sima da baliza adversária. Ao minuto 44, o Belenenses ficou reduzido a 10. Em suma, o FC Porto dominou o primeiro tempo, mas não encontrou o caminho do golo.
No segundo tempo os dragões entraram decididos a resolver a partida o mais rápido possível, no entanto começaram a baixar o ritmo pouco tempo depois do reinício. Ao Intervalo Luís Castro decidiu fazer uma alteração procurando que a equipa ganhasse inspiração para ultrapassar a muralha defensiva construída pelos de belém em frente da baliza, assim, saiu Josué e entrou Quintero. Ora, em boa hora entrou o colombiano, visto que foi dele o único golo do encontro, aquele que dá os três preciosos pontos. O golo surgiu ao minuto 77. O belenenses tentou reagir à desvantagem, mas quem ia ampliando o resultado era o FC Porto e Quintero, que atirou a bola à barra. Mais próximo do final do encontro, Jackson voltou a atirar por sima.
Com este resultado o FC Porto permanece no terceiro lugar, com exatamente as mesmas distâncias que tinha à entrada para esta jornada. Ou seja, cinco pontos para o Sporting e doze para o Benfica.



2 – Análise

Não foi fácil defrontar uma densa muralha  defensiva, nunca é, mas mais difícil é com um FC Porto desinspirado, talvez a acusar a ausência de Quaresma. Ou talvez a acusar o cansaço do jogo de Quinta. Ou talvez tudo junto e tudo junto deu um jogo fracote com apenas um golo, mas com os três necessários e preciosos pontos no bolso. Este já está, quarta há taça de Portugal, frente ao Benfica. Vamos malta, é para ganhar.



Sem comentários: