domingo, 2 de março de 2014

Crónica e Análise: Vitória de Guimarães 2 – FC Porto 2



1 – Crónica

Um empate com sabor a derrota

No início de noite deste Domingo o FC Porto deslocou-se ao terreno do Vitória de Guimarães em jogo a contar para a vigésima primeira jornada da Liga. No final do encontro verificou-se um empate a 2.
Para este encontro Paulo Fonseca promoveu algumas alterações no onze, tendo como termo de comparação o jogo da última jornada do campeonato, frente ao Estoril. Mangala, por estar a cumprir castigo, ficou de fora, entrando para o seu lugar Abdoulaye. no meio campo, Josué deu lugar a Carlos Eduardo, enquanto que no ataque Varela e Jackson foram suplentes, entrando para os seus lugares Lica e Ghilas.
O FC Porto entrou bem em jogo, procurando controlar o mesmo. Ao minuto 18 Carlos Eduardo foi travado em falta dentro da área vimaranense, grande penalidade assinalada. Chamado à conversão, Quaresma ativou o marcador. Finalmente chamado pela primeira vez à titularidade em jogos do campeonato, Ghilas  dispôs de duas boas oportunidades para marcar, no entanto, a bola não quis entrar. O Vitória tentou reagir a desvantagem, mas o golo surgiu na outra baliza. Ao minuto 41, Licá respondeu da melhor forma a uma defesa incompleta do guarda-redes do Vitória e, dessa forma, ampliou o marcador. Tudo parecia correr de feição aos portistas, eis que à beirinha do intervalo o Vitória empatou a partida.
No segundo tempo o Vitória entrou melhor em jogo, enquanto que o FC Porto parecia perdido. E, ao minuto 53, fruto de nova falha da defesa portista,  o Vitória empatou. Depois o ritmo baixou de intensidade, no entanto o Vitória esteve perto do terceiro, não fossem o poste, primeiro e Danilo depois a impedi-lo. O FC Porto também procurou chegar a área contrária, mas de forma atabalhoada o que não teve bom resultado. E assim, o marcador não voltou a sofrer alterações.
Com este resultado os dragões afastam-se mais do primeiro lugar, que está agora a 9 pontos e ficam a 4 do segundo. Assim este empate tem sabor a derrota.


2 – Análise

Depois da demonstração de força, garra e querer da passada quinta na Alemanha, esperava-se que essa atitude marcasse presença no regresso do campeonato e esperava-se, sobretudo, que o FC Porto fizesse o vitória pagar a fatura da derrota frente ao Estoril. E até parecia que tal ia acontecer, parecia, mas não passou de parecer. Tudo porque depois dos dragões estarem a vencer por 0-2, deixaram-se empatar. Novamente marcaram presença erros. Por amor de Deus, quando é que aprendem? Já se perderam tantos pontos fruto de erros, tantos que o título começa a ser uma miragem, já são 9 pontos de distância para o primeiro lugar e 4 do segundo. Dizem que os erros pagam-se caro e pelos vistos o FC Porto vai pagá-los bem caro. Em suma, este foi mais um jogo em que a vitória poderia ter acontecido, mas não aconteceu devido a erros.

Sem comentários: