quinta-feira, 20 de março de 2014

Crónica e Análise: Nápoles 2 – FC Porto 2



1 – Crónica

Conquista do Apuramento Para Helton

No início de noite desta Quinta o FC Porto defrontou o Nápoles em jogo a contar para a segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa. No final do encontro verificou-se um empate a 2, favorável aos dragões, visto que venceram em casa por 1-0.
Para este encontro Luís Castro não pôde contar com Helton, Maicon e Alex Sandro. Assim, Fabiano, Reyes e Ricardo foram titulares.
Na primeira parte os Italianos foram, quase sempre, pressionantes, o que seria espetável, visto que precisavam desfazer a vantagem portista. Por essa razão, o setor defensivo portista viveu momentos um tanto ou quanto complicados, sendo que por apenas uma vez os italianos ficaram verdadeiramente perto de marcar, estava lá Fabiano, de resto, a defesa foi resolvendo como pôde. No entanto, ao minuto 20, o Nápoles inaugurou o marcador, empatando, assim, a eliminatória. O FC Porto só conseguiu ficar próximo do golo numa ocasião, por intermédio de Jackson que cabeceou ao lado. Próximo do intervalo Fabiano evitou da melhor forma o segundo golo do Nápoles.
No início do segundo tempo, Fabiano voltou a evitar o segundo golo italiano. Do outro lado, Carlos Eduardo cabeceou ao lado. Na resposta Fabiano voltou a ser decisivo. Percebia-se que o FC Porto precisava de mudar algo, Luís Castro também o percebeu e, por isso, lançou Josué e Ghilas para os lugares de Carlos Eduardo e Varela. Em boa hora o fez. Ghilas, ao minuto 69, empatou a partida. Ao minuto 72 Defour ficou próximo do segundo golo que chegaria pouco tempo depois. E, ao minuto 76 Quaresma fez o segundo golo, e que golo, que significava um passo seguro rumo aos quartos-de-final. Entretanto, já próximo do final do encontro, e já depois de Fabiano, mais uma vez, ter evitado o golo dos Italianos, o Nápoles empatou o jogo. Mas o resultado não impediu os dragões de continuar em prova.
Com este resultado o FC Porto segue para os quartos-de-final da Liga Europa. E, com certeza, a conquista do apuramento foi dedicada ao capitão Helton.



2 – Análise

Apesar da curta vantagem que o FC Porto levava da primeira mão, não se esperava que este fosse um jogo fácil, porque, naturalmente, os italianos iam procurar reduzir essa desvantagem. E o jogo não foi fácil, mas Fabiano estava lá para evitar males maiores; Fernando estava lá para ajudar, como sempre; Ghilas entrou para marcar; Quaresma teve mais um dos seus brilhantes rasgos de génio e marcou um golo importante; Luís Castro mexeu na equipa na hora exata. Em suma, a equipa portista foi humilde, solidária e guerreira, ou seja, foi tudo o que precisava ser para ultrapassar esta eliminatória. O caminho é para a frente, que é como quem diz, para os quartos-de-final.


1

1 comentário:

Penta disse...



o "incrédulo" revelou aquele que também foi o meu estado de espírito, esta noite:

«Pela primeira vez, esta época, saltei do sofá por duas vezes a gritar "guuooloo!" do FC Porto!».
mas com aquele sentimento de "guuuoloo!, car@...ças", estão a ver? vindo de cá de dentro! sentido, mesmo!

post scriptum:
e por aqui me fico, pela bluegsfera. assistir a comentadores que nem portistas são, a destilar ódio contra nós?! e pá, tenham lá a santa paciência! nós é que "somos Porto", fónix!

somos Porto!, car@go!
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! :D
Miguel | Tomo II