domingo, 9 de março de 2014

Crónica e Análise: FC Porto 4 – Arouca 1



1 – Crónica

Vitória no Jogo de estreia de Luís Castro

No final de tarde, início de noite deste Domingo o FC Porto recebeu o Arouca em jogo a contar para a vigésima segunda jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 4-1.
No jogo em que Luís Castro se estreou no banco da equipa principal, o treinador promoveu algumas alterações, tendo como termo de comparação o jogo da jornada passada, o último que Paulo Fonseca orientou. Assim sendo, houve a registar as entradas de Mangala, Defour e Jackson e as saídas de Alex Sandro, Herrera e Ghilas.
O FC Porto entrou bem em jogo, procurando dominá-lo e mantendo-o em sentido único. Ao minuto 4 Carlos Eduardo ficou perto de inaugurar o marcador, não fosse o remate ter sido defendido para canto. Jackson, também podia ter inaugurado o marcador ao minuto 9, mas o avançado cabeceou ao poste. Ao minuto 11, Varela sofreu falta no interior da área do Arouca, grande penalidade assinalada. Chamado à converter o castigo máximo, Quaresma ativou o marcador.  12 Minutos depois, ao minuto 23, Carlos Eduardo ampliou o marcador. Entretanto, ao minuto 29, o primeiro remate que o Arouca fez à baliza portista deu golo. Vantagem reduzida no marcador. Quaresma foi novamente chamado a converter uma grande penalidade, desta vez por causa de uma falta sofrida por Jackson. Contudo, o número 7 portista atirou a bola por cima. Assim o  intervalo chegou com o FC Porto a vencer por 2-1.
No segundo tempo os dragões entraram com um ritmo mais baixo, procurando fazer troca de bola. Por outro lado, sempre que o Arouca tinha oportunidade tentava aproximar-se da área portista, dessa forma conquistou alguns cantos. Ao minuto 74, Quintero ficou perto de marcar, assim como Varela, ao minuto 75. e Entretanto, ao minuto 83, Quaresma bisou no encontro com um golo de belo efeito. E, para finalizar e fechar as contas do jogo, ao minuto 91, Jackson voltou aos golos.
Com esta vitória e tendo em conta o empate do sporting, o FC Porto fica a dois pontos do segundo lugar, continuando a nove pontos do Benfica.


2 – Análise

Não se esperava um jogo fácil e não se esperava que de um momento para o outro, fruto da troca de treinador, a equipa passasse do 8 ao 80. Por isso o máximo exigido era a vitória, porque não estamos em fase de desperdiçar pontos, muito menos em casa. O jogo foi agradável. O FC Porto entrou bem, Quaresma inaugurou o marcador através de grande penalidade e Carlos Eduardo tratou de o ampliar a passagem do minuto. Depois o Arouca encurtou a desvantagem - ai a defesa que ainda tem que corrigir os erros, também não se esperava que da semana passada para esta os erros já não estivessem lá. À que ressalvar que o Arouca nunca baixou os braços e por essa razão saiu do Dragão com uma soma considerável de cantos. Também à que referir que Quaresma bisou no encontro e que Jackson voltou aos golos no campeonato.
Esta vitória foi muito importante, isto porque a equipa precisa de adquirir calma, confiança e estabilidade e nada como conseguir isso com base em vitórias. Agora vem aí a Liga Europa…


1 comentário:

dragao vila pouca disse...

É preciso recuperar rapidamente a confiança. Tantos nervos, tanta instabilidade, tanta falta de confiança, porquê, depois de uma primeira-parte bem conseguida e como se viu após o 3-1, não havia necessidade, os artistas até são bons...

Bjs