terça-feira, 4 de março de 2014

O Futuro de Paulo Fonseca no Dragão



Parece-me óbvio que a continuidade de Paulo Fonseca na liderança da equipa técnica portista não é de todo viável. Segundo consta, o treinador já terá, por diversas vezes, pedido a demissão, o que por si só demonstra incapacidade por parte de Paulo Fonseca para não só corrigir erros que a equipa comete vezes sem conta, bem como para os explicar, mas também para liderar a equipa que há muito parece estar sem liderança.
Nunca fui defensora de despedimentos de treinadores a meio da época, no entanto, neste caso em particular, parece-me que trocar de treinador seria a melhor coisa a fazer. É arriscado? Sim, é, mas talvez seja mais arriscado manter um treinador que evidentemente  não quer continuar a ocupar o cargo que tem.

Seguindo a seguinte hiperligação, encontram um post que escrevi sobre o treinador na semana passada.


Ora, para sustentar esta minha opinião, deixo aqui, primeiro, uma opinião que espelha bem o pensamento de milhares de portistas nesta altura, e depois duas opiniões que destacam bem os erros que estão a vista de todos.

1
“Quem coloca o lugar à disposição quatro ou cinco vezes, mostra um desprendimento louvável, ser alguém que merece respeito. Mas mostra também uma falta de estofo e de garra que são antítese do que deve ser um treinador do F.C.Porto. Se Paulo Fonseca, mesmo perante todos estes resultados e exibições, sem esquecer a situação dificílima do F.C.Porto no campeonato, mostrasse um determinação, uma fibra e uma convicção inabalável que era capaz de mudar o rumo dos acontecimentos, nunca na vida me atreveria a dizer algo que tivesse a ver com a saída do actual treinador do F.C.Porto, mesmo na actual situação. Como não vejo nada disso, vejo alguém desorientado, derrotado e que só quer sair... não acredito que Paulo Fonseca esteja no banco do F.C.Porto no próximo jogo frente ao Arouca. O Mister ainda é muito novo para ser instrutor da FIFA, mas estou convencido que encontraremos uma saída digna e que honre as duas partes.”
Dragão Vila Pouca

2
“Independentemente de todos os problemas que possam haver, alguns verdadeiros, outros manifestamente exagerados e fruto de puras más-línguas, não me convencem do contrário: a principal causa da época abaixo dos seus pergaminhos que o F.C.Porto está a fazer, tem origem na liderança técnica. Lembro os que não conhecem bem a história do F.C.Porto ou os mais distraídos, que já em 1987, quando ganhámos a na altura chamada Taça dos Campeões Europeus, tínhamos um plantel muito acima das nossas possibilidades, graves problemas financeiros, salários em risco, cenário muito pior do que este que atravessamos. Poderia dar mais exemplos, mas já os dei em outras ocasiões, não vale a pena estar a repetir-me. Um verdadeiro líder vê-se nos momentos difíceis, nos fáceis até eu dou cartas.
Disse ontem, repito hoje: depois das declarações que fez no final do jogo, sobre os erros defensivos, dizendo que eram inadmissíveis e inexplicáveis, para mim, Paulo Fonseca não tem condições para continuar. Porque, sejamos claros, há explicações e muitas, sobre os erros defensivos e não é de agora... Mesmo ontem, já bem antes do primeiro golo do Vitória, a equipa vimaranense através de Maazou, teve duas ou três oportunidades para marcar e que só não entraram porque não calhou. Portanto, quando o responsável técnico não consegue explicar, é o fim da linha, já não há mais nada a fazer. Mas falemos sobre isso, sobre haver ou não explicações. Há e nem é preciso ser catedrático da bola, basta ter alguns conhecimentos e estar atento. Vejamos.
É verdade que há falta de concentração, que há erros conjunturais - Mangala em Belém; Otamendi na Luz; Mangala frente ao Eintracht no Dragão, por exemplo -, mas os problemas defensivos do F.C.Porto são estruturais, vêm do início da época e Paulo Fonseca nunca foi capaz de os corrigir e resolver. A equipa funciona mal colectivamente, ocupa mal os espaços, compensa mal as subidas dos laterais, pressiona mal, não é compacta, erra passes em zonas proibidas, permite que os adversários recebam bola à vontade, já no último terço do campo e entre linhas, tenham tempo para pensar e executar à vontade. Para além disso, a defesa não é coesa e sólida, organiza-se mal, coloca-se mal, nos lances de bola parada, marca mal. (…)neste momento o F.C.Porto não tem defesa, meio-campo e ataque.
Concluindo, nunca sendo capaz de resolver os problemas e nesta altura não tendo explicações para o que está a acontecer, como pode Paulo Fonseca continuar, se já não tem quase ninguém com ele? Falar grosso agora, Mister? Não sei o que vai acontecer, mas para bem de todos e em particular de um homem bom , um profissional sério e íntegro, mas na minha opinião, ainda sem a capacidade para treinar um clube como o F.C.Porto, era importante que fosse encontrada uma solução que acabasse com este martírio.”
Dragão Vila Pouca
Em

3
“Procurar respostas

JORGE MAIA

Se Paulo Fonseca não consegue evitar que a equipa repita os mesmos erros, talvez seja inevitável mudar de rumo
Há dias, confrontado com os recorrentes erros defensivos cometidos pelo FC Porto, Paulo Fonseca disse não ter como os explicar e remeteu quaisquer esclarecimentos para os doutorados dos jornais. Na altura, a coisa soou a ironia, mas agora, depois de ver o tricampeão nacional desperdiçar mais uma vantagem de dois golos com outro par de erros infantis e de ouvir o treinador apontar o dedo aos jogadores, reconhecendo a evidência de que "no FC Porto isto não pode acontecer", mais ou menos como quem assume a própria impotência para mudar o rumo das coisas, talvez seja forçoso concluir que Fonseca não estava a ser irónico e que, de facto, não só não sabe explicar os erros defensivos da equipa que treina todos os dias como, parece evidente, também não saberá como resolvê-los. Afinal, ao fim de 21 jornadas, de sete vantagens desbaratadas da mesma maneira e de 20 pontos desperdiçados em erros de palmatória, se soubesse o que fazer, é de supor que já tivesse feito. De resto, sendo evidente que os jogadores não podem ser desresponsabilizados dos erros que cometem, parece mais ou menos óbvio que quando estão em causa elementos como Helton, Alex Sandro, Danilo, Mangala, Maicon, Abdoulaye e Fernando simplesmente não pode ser assim tão complicado organizar uma defesa eficaz. E se Paulo Fonseca simplesmente não sabe o que fazer, talvez seja tempo de procurar respostas noutros lugares. Talvez, quem sabe, juntos dos doutorados dos jornais?”
Em


Ninguém disse que ser treinador do FC Porto era fácil, e já se percebeu que Paulo Fonseca não é capitão para esta nau, não é maestro para esta banda.

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Essa do inexplicável, é inexplicável. Quando um treinador não vê o óbvio, não tem argumentos para justificar tantos erros primários, então esse treinador só pode deixar o lugar.

Bjs