domingo, 30 de março de 2014

Crónica e Análise: Nacional 2 – FC Porto 1



1 – Crónica

Lá se foram 3 pontos

No final de tarde deste Domingo o FC Porto deslocou-se ao terreno do Nacional em jogo a contar para a vigésima quinta jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a derrota dos dragões por 2-1.
Para este encontro Luís Castro não pôde contar com Mangala, devido a lesão, por essa razão, Abdoulaye foi titular. No outro extremo do campo, Varela ficou de fora e Lica foi titular.
O FC Porto entrou bem em jogo, procurando dominar com dinâmica. No entanto, rapidamente os dragões foram perdendo o “gás” e o Nacional equilibrou a partida. E, depois de um primeiro aviso, ao minuto 19, os madeirenses ativaram o marcador, através de um golo irregular. os dragões ficaram um tanto ou quanto atordoados e foram incapazes de reagir à desvantagem. Ou melhor, Jackson, ao minuto 27 procurou o golo, mas o guarda-redes adversário negou-o. Por outro lado o Nacional apostou nos contra-ataques e a aproximar-se da baliza portista.
No início do segundo tempo Luís Castro mexeu na equipa, deixou Licá e Defour no balneário e apostou em Quintero e Ghilas. As alterações funcionaram, visto que Quintero e Ghilás construíram o lance que Jackson concluiu, ainda nem tinha passado um minuto da segunda parte, 46. No entanto nem houve tempo para os festejos, o Nacional, depois de avisar, voltou a marcar, ao minuto 48, num lance onde os insulares aproveitaram mais um erro defensivo. Do outro lado do campo, o FC Porto beneficiou de uma grande penalidade, que Quaresma foi incapaz de converter. Luís Castro decidiu arriscar tudo. Retirou Abdoulaye e lançou Carlos Eduardo. E, ao minuto 77, o caso do jogo. Jackson fez golo, mas o árbitro anulou-o, por suposta falta, acontece que não parece existir falta alguma. Ainda Jackson ficou próximo de empatar, no entanto, a bola foi por sima.
Com este resultado o FC Porto além de se afastar ainda mais do primeiro lugar, também se afasta do segundo.



2 – Análise

É verdade que não se esperavam facilidades, porque o Nacional não costuma facilitar a tarefa de quem visita a Choupana, mas esperava-se que o FC Porto fosse capaz de dar a volta ao texto. Pois, esperava-se, mas tal não aconteceu. Porquê? Porque é que esta equipa
oscila tanto entre o muito bom, o bom e a incapacidade de resolver? – amanhã tentarei abordar este facto - Foram mais três pontos perdidos, mais três numa época onde já se perderam tantos, tantos que já se torna complicado contabilizá-los e à pala deles o título fugiu cedo e o segundo lugar parece complicado de alcançar. O FC Porto até entrou bem, depois o Nacional equilibrou e ativou o marcador. A equipa portista pareceu desorientar-se. Inicio do segundo tempo, empate e, novamente o nacional em vantagem. Depois a grande penalidade que Quaresma desperdiçou. E depois veio o golo de Jackson que foi anulado – ai Capela, porque raio tinhas de meter o dedo no resultado? Não havia necessidade, mesmo. É que esse golo poderia fazer a diferença. Depois foi mais coração do que razão e quando assim é, dificilmente se consegue o objetivo pretendido. Em suma, o FC Porto voltou a perder pontos num jogo onde não poderia perder e onde a defesa voltou a tremer. Este já passou, siga para a Liga Europa.



Sem comentários: