domingo, 16 de março de 2014

Crónica e Análise: Sporting 1 – FC Porto 0



1 – Crónica

FC Porto perde em Alvalade

No final de tarde início de noite deste Domingo o FC Porto deslocou-se ao terreno do Sporting em jogo a contar para a vigésima terceira jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a derrota dos dragões por 1-0.
Para este encontro Luís Castro foi obrigado a fazer uma alteração na equipa, saiu Maicon, devido a lesão e entrou Abdoulaye.  
O encontro começou com um certo equilíbrio, mas aos poucos o FC Porto foi subindo de rendimento. E nesse período de jogo os dragões beneficiaram de três ótimas oportunidades para marcar. Primeiro Quaresma fintou, Quaresma cruzou, Varela rematou e Rui Patrício defendeu, evitando assim o golo do FC Porto. Na segunda oportunidade Quaresma rematou ao poste. E, a terceira foi Jackson quem acertou ao lado.
Quem não marca sofre, e foi o que aconteceu no início do segundo tempo. O Sporting fez um primeiro aviso e acabou concretizando pouco tempo depois, o lance foi precedido de fora-de-jogo de um dos intervenientes. Seguiu-se a lesão de Helton, que infelizmente é grave. Jackson teve oportunidade de empatar a partida ao minuto 77, não fosse um jogador do Sporting tê-lo impedido. Ghilas, mesmo quase no final da partida, também dispôs de uma oportunidade, no entanto a bola foi ao lado. Antes disso, Fernando viu um cartão vermelho direto por suposta agressão.
Com este resultado o FC Porto fica a 5 pontos do Sporting, que ocupa a segunda posição e poderá ficar a 12 do primeiro lugar.



2 – Análise


Não se esperava um jogo fácil, não só porque no futebol não há jogos fáceis, mas também porque clássico é clássico. Depois havia o fator extra futebol, a pressão que o Sporting andou a fazer sobre a arbitragem. Mas, pela mostra que a equipa portista deu nos últimos jogos, aqueles já sobre o comando de Luís Castro, esperava-se que a resposta dentro de campo fosse o melhor possível. E até foi. O FC Porto fez uma boa primeira parte, onde poderia ter marcado em três ocasiões. A primeira Rui Patrício impediu que Varela desse a melhor sequência ao lance de génio de Quaresma; a segunda, o próprio Quaresma atirou à barra; e na terceira Jackson atirou ao lado. Que pena que a primeira parte acabou … na segunda o Sporting deu um primeiro aviso, depois marcou mesmo, ainda que o golo seja precedido de fora-de-jogo do jogador do sporting que cruzou – então Bruninho, não vais dizer nada? Depois, bom depois veio a lesão de Helton – força aí Helton. O facto de estar em desvantagem, ter perdido o capitão por lesão e o desgaste provocado pelo jogo da passada Quinta, fez com que a equipa portista tivesse dificuldades em reverter o resultado. Em suma, mais três pontos perdidos, e o título cada vez mais a ser um sonho bonito, mas difícil de concretizar. Vamos malta, o segundo lugar é possível.


Sem comentários: