quarta-feira, 26 de março de 2014

Crónica e Análise: FC Porto 1 – Benfica 0



1 – Crónica

Jackson Deu Vantagem ao Dragão

No início de noite desta Quarta o FC Porto recebeu o Benfica em jogo a contar para a primeira mão das meias finais da Taça de Portugal. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 1-0.
Para este encontro Luís Castro apostou em Herrera no lugar de Carlos Eduardo, para além de apostar nos regressos de Danilo, Fernando e Quaresma.
O FC Porto entrou bem em jogo, prova disso foi o golo de Jackson aos 5 minutos. Que melhor entrada podiam os portistas esperar? E o FC Porto continuou a pressionar, diria mesmo a “sufocar” o benfica que só dispôs da primeira ocasião de perigo, diria mesmo ameaça de perigo, ao minuto41. Antes disso, Herrera e Varela ficaram perto de serem felizes.
O segundo tempo já foi mais equilibrado, ainda que a baliza de Fabiano corresse verdadeiro perigo apenas por uma vez, mas estava lá o guarda-redes portista para resolver. Do outro lado do campo, o FC Porto ameaçou fazer o segundo, por intermédio de Herrera ou Jackson, sendo que o colombiano atirou uma bola ao poste. E, já para lá do minuto 90, Quintero teve tudo para fazer o segundo golo da noite. Contudo, tal não aconteceu.
Com este resultado os dragões levam vantagem para o jogo da segunda mão, a disputar a 16 de Abril na Luz.


2 – Análise

Grande FC Porto; grande atitude; grande primeira parte; grande vitória. Não se esperavam facilidades; claro que não, porque um clássico é sempre um clássico e normalmente o equilíbrio reina. Mas o FC Porto reinou na primeira parte e foi tão bom… No segundo tempo houve mais equilíbrio, como é normal. Foi um clássico para a Taça, que por certo que muitos vão dizer que o FC Porto venceu um Benfica com alterações na equipa, mas isso não importa nada, porque ganhamos o Benfica, quero lá saber se com as linhas principais ou as alternativas. Gostei do jogo, mais da primeira parte, mas não desgostando do segundo tempo. Gostei, sobretudo, de perceber que a defesa está a apresentar outra segurança. Em suma, foi uma vitória que se é certo que não resolve nada, também é verdade que é muito importante mais que não seja para servir para motivar mais as ostes portistas. Foi por 1, mas podia e devia ter sido por mais.


PS. Que bom ambiente nas bancadas, sobretudo no primeiro tempo. No segundo tempo, quando os adeptos benfiquistas começaram a manifestar-se mais, deveriam, em vez de terem assobiado os mesmos, ter começado a cantar para que as vozes portistas abafassem os restantes…

Eu podia ter estado lá? Poder podia e queria, por certo não seria de todo a mesma coisa do que estar em casa, mas a hora do jogo não ajudou…


1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Jogamos bem, na primeira-parte muito bem, fomos superiores, merecíamos ganhar por mais. O super-Benfica não apareceu. O F.C.Porto e o Dragão mexem muito com eles e a CS é muito exagerada quando avalia o clube do regime.

Bjs