domingo, 10 de janeiro de 2016

Crónica e Análise: Boavista 0 – FC Porto 5



1 – Crónica

Cinco Golos Numa Noite Chuvosa

No final de tarde deste Domingo o FC Porto deslocou-se ao terreno do Boavista em jogo a contar para a 17ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-5.
Para este encontro Rui Barros apostou num onze composto por: Casillas; Maxi, Marcano, Martins Indi e Layun; Danilo, Herrera e André André; Corona, Aboubakar e Brahimi.
Apesar da muita chuva, o FC Porto entrou bem em jogo e Aboubakar deu o primeiro aviso para o que viria por aí. Mas foi Herrera, ao minuto 11, quem ativou o marcador. O Boavista foi incapaz de reagir à desvantagem, até porque a bola esteve, quase sempre, a rondar a área axadrezada. Brahimi, pouco depois da passagem da meia hora de jogo, esteve perto do segundo golo, não fosse a defesa do guarda-redes adversário negar-lhe os festejos. E noutro lance, já perto do minuto 45, desta feita na sequência de um canto, Aboubakar atirou por cima.
A segunda parte abriu com mais uma oportunidade de golo para o FC Porto e para Aboubakar, que o guarda-redes boavisteiro impediu. A perder, os da casa viram-se obrigados a subir um pouco as linhas e o FC Porto aproveitou da melhor forma esse facto. Corona, ao minuto 62, correu em direção à baliza e ao segundo golo. Depois chegou o momento de Aboubakar acertar na baliza, primeiro fê-lo ao minuto 72 e, porque um golo era pouco para o camaronês, ao minuto 81 bisou no encontro fazendo assim o quarto golo da noite. Já ao cair do pano, ao minuto 93, Danilo, na sequência de um canto, fixou o resultado final em 0-5.
Com esta vitória o FC Porto permanece a 4 pontos da liderança do campeonato.


2 – Análise

Tendo em conta os acontecimentos desta semana, era difícil prever o que hoje ia acontecer, dito por outras palavras, era difícil perceber que apostas faria Rui Barros e como iria reagir a equipa. O treinador interino optou por – e quanto a mim fez muito bem - manter o mesmo onze do último jogo dos Dragões e quanto à equipa, esta reagiu da melhor forma possível, com uma vitória e com muitos golos.
O FC Porto fez um ótimo jogo, sobretudo tendo em conta as condições meteorológicas – chuva e vento – mas o mais importante é que hoje foi mais eficaz no ataque do que noutras ocasiões. Diria mesmo que se noutros jogos os Dragões tivessem sido tão eficazes como foram neste jogo a história hoje seria outra. A equipa precisava mesmo desta vitória, tal como Aboubakar precisava mesmo de bisar.  Para além de destacar o avançado camaronês, há que destacar Herrera, Corona e Danilo pelos golos apontados, bem como a equipa pela atitude.
Em suma, o FC Porto somou os três pontos num jogo em que a vitória é mais do que justa e incontestável. Agora é hora de trabalhar para o jogo da Taça de Portugal frente a este mesmo Boavista.





Sem comentários: