quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Crónica e Análise: Famalicão 1 – FC Porto 0



1 – Crónica

FC Porto Fora da Taça da Liga

No início de noite desta Quarta o Famalicão recebeu o FC Porto, em jogo a contar para a 2ª jornada da fase de grupos da Taça da Liga. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 1-0.
Para este encontro Rui Barros apostou num onze composto por: Helton; Víctor García, Maicon, Lichnovsky, e José Ángel; Ruben Neves, Imbula e Sérgio Oliveira; Varela, André Silva e Suk.
Durante os primeiros minutos de jogo o FC Porto beneficiou de mais posse de bola, contudo, sem resultados práticos, leia-se oportunidades de golo, já que até foram os da casa os primeiros a procurar ativar o marcador. Enquanto que os portistas esbarravam, constantemente, na muralha defensiva. A primeira verdadeira oportunidade de golo chegou ao minuto 26 e foi protagonizada por Suk – no seu primeiro jogo com a camisola do FC Porto – no entanto a bola acabou travada pelo guarda-redes adversário. Seguiram-se as tentativas de Sérgio Oliveira e André Silva, bem como novamente de Suk. Como ninguém foi capaz de acertar na baliza, o jogo foi para intervalo com um nulo no marcador.
Na segunda parte a iniciativa de jogo continuou a pertencer ao FC Porto, no entanto, foram os da casa a conseguir marcar. O golo surgiu ao minuto 58, na cobrança de um livre direto. Quase 20 minutos depois de ter sofrido o golo chegou a reação portista, novamente protagonizada por Suk, mas o sul coreano voltou a não ser feliz, tal como não o foi quando atirou à barra, ou quando, já perto do final, o guarda-redes negou-lhe os festejos.
Com esta derrota o FC Porto fica fora da Taça da Liga, quando falta um jogo para disputar.

2 – Análise

Antes deste jogo já se sabia que a continuidade do FC Porto na Taça da Liga era complicada, só uma vitória não eliminaria já os Dragões. No entanto os portistas não conseguiram marcar qualquer golo e, por isso, ficam fora da prova.
Este jogo resume-se em poucas palavras:  jogadores que somam menos minutos tiveram oportunidade de mostrar serviço, ou será que se deve dizer desperdiçar a oportunidade?; Suk estreou-se com a camisola azul e branca, procurou acertar na baliza, mas não foi bem sucedido; o FC Porto produziu o suficiente para vencer, mas voltou a não ser eficaz no ataque e assim não há como vencer jogos. Para além da falta de eficácia – outra vez esse mal – há que referir que também faltou crença e espírito de luta. E por aqui fico.
Em suma, esta derrota deixa os Dragões fora da Taça da Liga. Amanhã começa um novo ciclo e que comece bem é o que todos desejamos.




Sem comentários: