domingo, 17 de janeiro de 2016

Crónica e Análise: Vitória de Guimarães 1 – FC Porto 0



1 – Crónica

FC Porto Perdeu na Cidade Berço

No início de noite deste Domingo o FC Porto deslocou-se ao terreno do Vitória de Guimarães, em jogo a contar para a 18ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 1-0.
Para este encontro Rui Barros apostou num onze composto por: Casillas; Maxi, Marcano, Martins Indi e Layun; Danilo, Herrera e André André; Corona, Aboubakar e  Brahimi.
Logo nos primeiros segundos de jogo o Vitória procurou criar perigo. E não foi preciso muito para que conseguisse chegar à vantagem. Os Vimaranenses aproveitaram um erro de Casillas para chegar à vantagem. O FC Porto demorou um pouco a reagir à desvantagem, verdade seja dita, apenas por três vezes ficou muito perto de empatar: primeiro por Corona, lance que o guarda-redes adversário travou, tal como sucedeu noutro lance protagonizado por André André e já perto do minuto 45, Danilo viu o guardião vimaranense negar-lhe os festejos.
No segundo tempo os azuis e brancos surgiram com vontade de procurar chegar ao golo, mas o Vitória tratou de fechar todas as portas, impedindo aproximações à sua baliza. e quando o FC Porto conseguia chegar lá perto, estava o guarda-redes a impedir os festejos portistas. Como sucedeu no lances protagonizado por Varela. Noutro caso, como sucedeu com Brahimi, o remate não foi enquadrado com a baliza. O jogo não terminou sem que Aboubakar visse o segundo cartão amarelo e consequente vermelho.
Com esta derrota o FC Porto soma 40 pontos, cai para terceiro lugar, a três pontos do Benfica, que ocupa a segunda posição e está a cinco do Sporting que lidera a classificação.


2 – Análise

Se já não se esperava um jogo fácil, o facto de ficar em desvantagem no marcador pouco antes do minuto 5, não ajudou em nada. Casillas errou, é verdade que sim, só que o erro não é mais grave por ter sido cometido pelo guardião espanhol, seria igualmente grave se fosse Helton ou Godiño a cometê-lo, nem mais nem menos. Não gostei, por isso, de ouvir os comentadores da rádio a acentuarem o facto do erro ter sido cometido por Casillas. E não, não estou a defender o guardião espanhol, como não o faria se fosse outro qualquer guarda-redes, só que lamento não haver coerência nas análises, afinal de contas, todos os guarda-redes cometem erros, os nomes pouca diferença fazem. Enfim. De resto no primeiro tempo, o FC Porto não foi capaz de reagir com a devida racionalidade à desvantagem e, por isso, por poucas vezes esteve perto do golo, apesar de estar a dominar o encontro. No segundo tempo ficou a faltar, talvez, um pouco da eficácia que o FC Porto teve à exatamente uma semana frente ao Boavista, aleada a uma falta de inspiração demasiado evidente, nada condizente com o domínio e controlo do jogo, bem evidentes na posse de bola. Creio que faltou a esta equipa garra, espírito de luta, discernimento e calma para procurar as melhores soluções e, pois claro, eficácia.
Em suma, esta derrota deixa o FC Porto no terceiro lugar, a três pontos do segundo e a cinco do primeiro lugar. As coisas complicaram-se um pouco – sobretudo pelo facto de estarem à frente dois adversários – mas não, não é impossível voltar a atingir a primeira posição. Mas para isso, a equipa também tem de querer.





2 comentários:

Fernando disse...

Acabaram-se as ilusões. O campeonato está perdido. Outra vez. Vai ser uma 2ª volta penosa.
Numa liga honesta já seria muito difícil recuperar a diferença para os dois da frente. Na nossa liga corrupta e inclinada para os símbolos da capital, será impossível até porque o Porto não poderá perder mais pontos e todos já percebemos que isso será improvável. Só para relembrar que num mês estava com mais 5 pontos que os encornados e agora está com 3 de desvantagem (ou seja, perdeu oito pontos), sem falar no zporten not lisbon a quem quase tudo é permitido...

É triste para um sócio com perto de 40 anos escutar a forma com que os adversários, por mais pequenos que sejam se referem ao FC Porto, "já sabíamos como o Porto joga", "já conhecíamos as fragilidades do Porto", "o Porto acabou o jogo a perder tempo", isto para não falar na forma como a corrupção e os escândalos em que aprecem os nossos adversários de lisboa são encarados: como qualquer corno manso, caladinhos e sossegadinhos. Para ajudar à festa, a forma persecutória dos árbitros contra o Porto, em que a facilidade para amarelar já começa a ser enjoativa, perdoando a maior parte das agressões e jogo faltoso aos nossos adversários.

Sendo a equipa mais cara de sempre, e pelo 3º ano consecutivo, a SAD, leia-se Pinto da Costa, falhou. No treinador, nos jogadores e na defesa, NA DEFESA do FC Porto.

Dê por onde der, há UM ÚNICO RESPONSÁVEL: PINTO DA COSTA.

O venerável presidente merece uma enorme estátua, um hino, uma placa, até o nome do estádio, mas está, pois, na hora de exigirmos uma nova presidência, uma nova SAD.

Ana Andrade disse...

Calma… é difícil, sim, mas não é impossível… até porque no futebol nada é impossível. Ainda há uma segunda volta por jogar e que eu saiba o FC Porto ainda vai jogar com os dois que estão à frente… Continuarei a acreditar enquanto for possível, e ainda é, apesar dos colinhos alheios.

Cumprimentos

Ana Andrade