quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

José Peseiro foi Apresentado



A hora de almoço de hoje, e após ter orientado o primeiro treino, José Peseiro foi apresentado como treinador do FC Porto. Eis as primeiras declarações do mister.

“JOSÉ PESEIRO: “ESTOU AQUI PARA VENCER”
Novo treinador do FC Porto foi apresentado nesta quinta-feira, no Estádio do Dragão
José Peseiro, o 21.º treinador em mais de 33 anos de presidência de Jorge Nuno Pinto da Costa, foi apresentado nesta quinta-feira na Sala VIP do Estádio do Dragão, após ter sido anunciado na terça-feira. O português, de 55 anos, disse estar preparado para o desafio que o aguarda, assegurou que chegou ao FC Porto “para vencer e para ajudar os jogadores a vencer”, e garantiu que vai implementar a sua própria conceção de jogo: “Venho com as minhas ideias. Tenho uma maneira de treinar diferente, de ver o jogo de forma diferente e esse é o caminho”.
O treinador iniciou a conferência de imprensa com uma breve mensagem: “Sei da exigência do FC Porto, que conseguiu um estatuto internacional que toda a gente conhece. Sei da minha competência, do meu profissionalismo, da minha capacidade como treinador e como homem. Sei que tenho um grupo de grande qualidade, um clube e uma estrutura organizada ao mais alto nível e sei que vamos lutar pelos objetivos pelos quais este Porto se comprometeu. Estou aqui para vencer e para ajudar os jogadores a vencer. Acredito nisso piamente e foi por isso que me comprometi com o presidente e com a estrutura. Quero colocar o clube no lugar que a instituição exige e que tem de estar. Obrigado ao presidente por me convidar, tenho a certeza de que não o vou deixar ficar mal”.
Assegurando que só aceitou o desafio por achar que “pode ter sucesso”, com “modelos de jogo e metodologias de treino adequadas”, José Peseiro frisou que não se vai “agarrar ao passado”: “Venho com as minhas ideias, independentemente do meu antecessor. Tenho uma maneira de treinar diferente, de ver o jogo de forma diferente e esse é o caminho. Não vou refugiar-me no que está feito. Tenho outra ideia de ver o futebol e fui contratado para a implementar. Conhecem-me, sabem como entendo o jogo nos princípios gerais e quero fazer a minha identidade. No treino desta manhã senti os jogadores entusiasmados, com vontade e eu quero atletas ativos, não quero marionetas; quero é que tenham ideias, sejam afirmativos e que eu os consiga colocar num caminho que acho ideal para
nós”.
José Peseiro deixou também palavras aos jogadores, os intérpretes das suas convicções em campo: “Eu quero vencer, o FC Porto também; tenho acompanhado muito aquilo que são os clubes vitoriosos e este é um deles. É preciso trabalhar bem, confiarmos uns nos outros e que os jogadores acreditem na competência que têm. Eles sabem da exigência e do stress de um clube desta dimensão, mas estão aqui porque são bons. Estão nas meias finais da Taça de Portugal, não passaram na Liga dos Campeões por questões de pormenor e estão só a cinco pontos do primeiro lugar, onde até já estiveram. Podem estar desconfiados, mas
autoestima eles têm e de uma coisa tenho a certeza: quando os jogadores são bons, têm capacidade de aprender mais depressa”.
Recusando falar de reforços – “esse é um assunto entre mim, o presidente e a administração” -, o novo técnico dos Dragões garantiu que, apesar de as mudanças serem indispensáveis, “o foco está já no próximo jogo” e que o trabalho num futuro próximo consiste em que os jogadores “percebam, sintam e tenham convicção de que têm qualidade”: “Tal como disse aos jogadores, queremos ser campeões, queremos ganhar a Liga Europa e a Taça de Portugal. Não faz sentido estar aqui sem pensar assim. O foco está no próximo jogo. Os objetivos dividem-se em etapas e a próxima é o Marítimo, em que vamos estar focados. O meu objetivo é que todos estejam focados nisso”.
José Peseiro não enjeitou também a oportunidade para descrever como se processou o convite para orientar a equipa do FC Porto: “Fui contactado pelo presidente na manhã do dia seguinte ao empate com o Rio Ave em casa. Tinha jogo nesse dia, em Alexandria, e o presidente perguntou-me sobre a disponibilidade, se
acreditava no projeto, se me sentia confortável e motivado para um projeto vencedor. Naturalmente, respondi que sim, até porque sei que a maior parte dos
treinadores que chegaram aqui nunca tinham ganho e ganharam muito a seguir. Só o conseguiram fazer pela competência e qualidade próprias e pelo contexto que encontraram aqui, que é certamente muito favorável”.
O novo treinador dos Dragões enviou ainda uma mensagem dirigida aos adeptos, a quem lançou um repto: “Todos os portistas, que têm sido um fator importante no crescimento e no atingir do alto nível competitivo do clube, têm exigências. Não estão totalmente satisfeitos e ainda bem. Quero lançar um desafio: é o momento, e eles têm sido o 12.º jogador, em que precisamos deles e que precisamos que o estádio esteja cheio, da emoção, do envolvimento e de estarmos mais unidos que nunca. Há muitos que não gostam que o FC Porto ganhe, mas não queremos que os adversários sejam os portistas. Estando a apoiar, todos os que trabalham aqui estarão mais fortes e menos suscetíveis a algo de mal. Para já, um desafio: que enchamos o estádio no próximo desafio”.”

Em


Mais uma vez, seja bem-vindo mister! Bom trabalho e boa sorte!



2 comentários:

Anónimo disse...


Foram abordados os problemas de que padece a nossa equipa...!
Se a "B" que tem um entrosamento mais eficaz e por via disso, ganhou lá 2-4, porque não se optou por ir lá jogar com a "B" reforçada de alguns/poucos elementos...!
Por falar na "B", tenho para mim uma incógnita: que se terá passado para na época passada ter tido uma prestação medíocre e esta época estar em grande nível...?! Eis aqui um exemplo a que eu gostaria de obter resposta.
Relativamente aos jogadores e ao seu comportamento em campo, tem tudo a ver com os métodos de treino, o modo como o treinador lidera o plantel, e a responsabilidade que os dirigentes conseguem incutir aos profissionais que contratam...
O facto do futebol da equipa principal ter corrido mal foi que motivou a substituição da equipa técnica. Neste momento acredito que é preciso dar o benefício da dúvida e ter esperança de que a situação melhore com a entrada do novo líder José Peseiro.
Proponho portanto que com calma se aguarde pelos resultados que as alterações em curso vão provocar e que entretanto se apoie a equipa a fim de ver se os resultados melhoram e se todos juntos conseguimos atingir os objectivos que é ganhar as competições em que o FC Porto ainda está envolvido.
Tenhamos esperança que melhores dias virão...

Armando Monteiro
www.dragaoatentoiii.wordpress.com

Ana Andrade disse...

Caro Armando Monteiro,
Vamos por partes…
“Por falar na "B", tenho para mim uma incógnita: que se terá passado para na época passada ter tido uma prestação medíocre e esta época estar em grande
nível...?!”
Visto que o treinador é o mesmo, poderá ser uma questão de este ano haver mais talento… digo eu…

“Neste momento acredito que é preciso dar o benefício
da dúvida e ter esperança de que a situação melhore com a entrada do novo líder José Peseiro.
Proponho portanto que com calma se aguarde pelos resultados que as alterações em curso vão provocar e que entretanto se apoie a equipa a fim de ver se
os resultados melhoram e se todos juntos conseguimos atingir os objectivos que é ganhar as competições em que o FC Porto ainda está envolvido.”
Concordo, dizem que a união faz a força e que juntos somos mais fortes… por isso vamos lá à luta…
Como disse o mister: “Há muitos que não gostam que o FC Porto ganhe, mas não queremos que os adversários sejam os portistas.”


Cumprimentos

Ana Andrade