sábado, 2 de janeiro de 2016

Crónica e Análise: Sporting 2 – FC Porto 0



1 – Crónica

FC Porto Volta a Cair para o Segundo Lugar

No início de noite deste Sábado o FC Porto deslocou-se ao terreno do Sporting em jogo a contar para a 15ª jornada da Liga. No final do jogo verificou-se a derrota dos Dragões por 2-0.
Para este encontro Lopetegui apostou num onze composto por: Casillas; Maxi, Maicon, Martins Indi e Layun; Danilo, Ruben Neves e Herrera; Corona, Aboubakar e Brahimi.
O primeiro tempo foi marcado por equilíbrio e uma intensa luta de parte a parte. O primeiro lance de perigo teve Aboubakar como protagonista, mas o avançado camaronês viu Rui Patrício negar-lhe os festejos. Pouco depois o Sporting, num lance de bola parada, chegou à vantagem. O segundo golo dos leões esteve perto, mas Casillas não o permitiu. Na resposta, Aboubakar esteve perto de fazer o empate, no entanto, o guarda-redes adversário voltou a negar-lhe os festejos.
No segundo tempo, permanecia a luta a meio-campo, mas contrariamente ao sucedido na primeira parte, o meio-campo portista conseguiu circular um pouco melhor a bola, contudo permanecia a dificuldade na transição defensiva, bem como em suster as diagonais dos jogadores do Sporting. Alguns minutos depois do recomeço, a bola voltou a rondar uma das balizas, a do FC Porto, Casillas conseguiu impedir os festejos adversários. No entanto, o guarda-redes espanhol não conseguiu impedir o segundo golo, ao minuto 85.
Com esta derrota o FC Porto volta ao segundo lugar da liga, ficando a 2 pontos da liderança.


2 – Análise

O FC Porto não começou da melhor forma 2016. Mas sejamos realistas, quem esperava que este fosse um jogo fácil, estava enganado por certo. Um clássico é sempre um jogo em que tudo pode acontecer, em que não há favoritos e em que as equipas nem sempre conseguem por a sua estratégia em campo.
Hoje era importante que o FC Porto procurasse dar à volta às dificuldades para dessa forma distanciar-se do Sporting. E nesse aspeto, esperava-se um FC Porto mais rápido, e sobretudo mais assertivo no último passe. No primeiro tempo o FC Porto não esteve mal em jogo, mas faltou eficácia nos momentos decisivos. Já no segundo tempo e em desvantagem, as coisas não correram bem e não correram bem, porque sejamos realistas, o Sporting não o permitiu. Procurando definir este jogo numa frase: O FC Porto teve mais posse de bola, o Sporting foi eficaz.
Em suma, o FC Porto perdeu um jogo em que sobra a sensação que deveria ter feito mais para vencer e volta ao segundo lugar. Não, esta derrota não é, de todo decisiva, tal como não era se o FC Porto vencesse, isto porque ainda há dois jogos desta primeira volta e toda uma segunda volta para disputar, o que significa que ainda há muitos pontos em disputa e muita água vai correr por de baixo das pontes. À que levantar a cabeça e começar, já, a pensar no jogo da 16ª jornada, frente ao Rio Ave, já na próxima Quarta.



Sem comentários: