sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Crónica e Análise: FC Porto 1 – Tondela 0



1 – Crónica

No início de noite desta sexta o FC Porto recebeu o Tondela, em jogo a contar para a 19ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-0.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por José Sá; Ricardo Pereira, Filipe, Marcano e Alex Telles; Danilo, Herrera e Brahimi; Corona, Aboubakar e Marega.
O Tondela, com uma estratégia de jogo bem definida, dificultou a vida ao FC Porto. Herrera, ao minuto 2, foi o primeiro a tentar marcar, no entanto não conseguiu ser feliz. Pouco depois, Brahimi voltou a tentar, mas também sem sucesso. Até que ao minuto 13, Marega fez o golo. O Tondela respondeu ao minuto 19, com uma bola ao lado da baliza de José Sá. Mais tarde, minuto 30, Aboubakar acertou no poste. E Corona, minuto 35, rematou à figura do guarda-redes adversário. Filipe também tentou, mas viu o guarda-redes travar-lhe os festejos.
O segundo tempo foi dominado pelos Dragões, que procuraram mais o golo, contudo, não foi fácil lá chegar, até porque as tentativas acabavam por esbarrar no guarda-redes ou cortadas por um defesa tondelense. E, por isso, no final do encontro os azuis e brancos venceram pela margem mínima, ainda que ao minuto 65 Brahimi marcou, no entanto, o golo foi anulado pelo vídeo árbitro.
Com esta vitória o FC Porto soma 48 pontos, regressa à liderança do campeonato, ainda que continue a faltar um jogo.



2 – Análise

Não se esperava um jogo fácil e, de facto, não o foi. O Tondela colocou em campo a sua estratégia de jogo, que consistia em travar o ataque portista e aproveitar as oportunidades que surgissem para chegar perto da baliza portista. E conseguiram por em prática essa estratégia. O FC Porto não fez uma primeira parte fantástica, longe disso, conseguiu colocar-se em vantagem, mas revelou dificuldades na definição do jogo. Não percebi a estratégia de dar bola ao adversário quando estamos em vantagem… e não gostei disso. Na segunda parte os Dragões estiveram melhor, mais pressionantes e mais objetivos na procura do golo. Aí valeu ao Tondela o guarda-redes. Do lado dos portistas, destaca-se Marega, pelo golo marcado; e Danilo, por carregar a equipa às costas. Custa-me entender a opção pela não utilização de Óliver… deve haver, por certo, uma explicação.
Em suma, no final sobrou a vitória justa, mas pela margem mínima, pouco para as oportunidades criadas. O calendário não para e segue-se a Taça da Liga. Vamos Porto!

Sem comentários: