terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Crónica e Análise: Moreirense 0 – FC Porto 0



No início de noite desta Terça o FC Porto deslocou-se ao terreno do Moreirense, em jogo a contar para a 20ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se um empate a 0.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por José Sá; Ricardo, Filipe, Reyes e Alex Telles; Herrera, Paulinho e Óliver; Marega, Aboubakar e Brahimi.
O FC Porto demorou a conseguir criar perigo, muito por causa da bem organizada defesa do Moreirense. Ao minuto 23, Aboubakar atirou ao lado. Mais tarde, minuto 37, foi Paulinho a tentar o remate, contudo apenas ficou perto do objetivo. Ao minuto 41, foi a vez de Brahimi ficar perto do golo, também sem sucesso. Óliver, mesmo antes do intervalo, tentou a sorte, mas viu o guarda-redes negar-lhe os festejos.
O FC Porto entrou melhor no segundo tempo, exercendo mais pressão. E ao minuto 50, na conversão de um livre, Alex Telles acertou no poste; na sequência do lance, Filipe tentou inaugurar o marcador, no entanto, um jogador do Moreirense tirou a bola do caminho do golo. Mais tarde Soares tentou o golo, mas não acertou no alvo. E, por fim, foi a vez de Waris tentar fazer o seu primeiro golo com a camisola azul e branca, a bola até chegou a entrar mesmo, mas o golo foi anulado por fora de jogo.
Com este resultado o FC Porto soma 49 pontos e fica provisoriamente na liderança do campeonato, à espera de saber o que faz o Sporting.

2 – Análise

Não se esperava um jogo fácil e, de facto, não o foi. O Moreirense entrou em campo com uma estratégia bem definida: defender, defender, defender com todos os elementos possíveis e, se tivesse oportunidade, espreitar o ataque. Desse modo condicionaram a tática do FC Porto que, demorou muito tempo a perceber como poderia quebrar a estratégia defensiva. Durante a segunda parte Sérgio Conceição colocou mais gente no ataque, procurando baralhar a defesa dos de Moreira de Cónegos. No entanto, possivelmente o facto de ver o tempo passar e o golo não surgir, causou alguma ansiedade que prejudicou o FC Porto. Faltou calma e discernimento no momento de decidir o último passe, na finalização e, sobretudo, faltou eficácia. Noutros jogos já tinha ficado patente esta dificuldade de ultrapassar a barreira de uma muralha defensiva densa, mas nesses jogos surgiu, pelo menos um golo que acabou por dar os três pontos. Hoje isso não aconteceu e o FC Porto deixou fugir dois pontos que podem custar a perda da liderança.
Em suma, não foi um jogo brilhante, não foi fácil e não correu bem. Mas agora há que pensar no próximo jogo. E o próximo é para corrigir o que neste não correu tão bem. Vamos Porto! O caminho faz-se caminhando e em todas as caminhadas há pedras para ultrapassar.




Sem comentários: