domingo, 14 de janeiro de 2018

Crónica: Gil Vicente 0 – FC Porto B 1



Na manhã de domingo o FC Porto B deslocou-se ao terreno do Gil Vicente, em jogo a contar para a 20ª jornada da II Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-1.
Na antevisão deste jogo o treinador portista perspetivou um jogo com dificuldades: ““A vitória sobre o Benfica B foi importante, porque nos mantivemos no primeiro lugar. Fizemos uma boa exibição, conquistámos mais três pontos, mas já é passado. Há que pensar no próximo, que será extremamente difícil, contra um adversário que, em sua casa, vai querer dar o seu máximo para poder levar de vencida o jogo, mas estamos preparados para isso. Vamos tranquilos, tentar fazer aquilo que sabemos e bem para poder ganhar o jogo.”” Referiu que há um objetivo claro: ““Com um treinador novo há sempre aquela injeção de moral, mas vamos enfrentar as mesmas dificuldades a que estamos habituados, porque cada jogo nesta Segunda Liga é extremamente difícil. Vamos tentar fazer aquilo que nos compete com o máximo de rigor, para de facto tentar ganhar o jogo, porque é com esse objetivo que vamos a Barcelos.”” No que se refere às ausências de Diogo Dalot e Diogo Bessa, o treinador garantiu que: ““Temos trabalhado a pensar nas alternativas que temos para colmatar essas ausências. Temos outros jogadores jovens que querem mostrar o seu valor e espero que estejam à altura, porque têm qualidade, mas sejam eles quais forem acredito que vão dar uma boa resposta.””.
Vamos então ao relato dos acontecimentos nas quatro linhas.
O primeiro tempo foi pautado pelo equilíbrio entre ambas as equipas, com os Dragões a terem mais posse de bola. Ao minuto 7, os da casa protagonizaram uma boa ocasião para ativar o marcador, mas Diogo Costa não o permitiu. Mais tarde, minuto 28, do outro lado do campo, foi Fede Varela a ficar perto do golo, mas sem sucesso. Por isso o intervalo chegou com um nulo no marcador.
No segundo tempo, os gilistas entraram melhor e ficaram perto de marcar ao minuto 61, tentativa negada por Diogo Costa. Desse lance surgiu um canto e do mesmo outra oportunidade de golo para os da casa, desta feita negada por Luizão. Em futebol costuma-se dizer que quem não marca arrisca-se a sofrer e, de facto, foi o que aconteceu. Ao minuto 70 André Pereira colocou os Dragões em vantagem. Ao minuto 77, Galeno tentou ampliar a vantagem portista, no entanto, viu um defesa negar-lhe os festejos. E já no final os da casa beneficiaram de uma grande penalidade e, consequentemente, da possibilidade de igualar o marcador. Contudo, o guarda-redes dos B’S portistas, Diogo Costa, defendeu o remate, segurando assim os três pontos.
Com esta vitória o FC Porto B soma 40 pontos e lidera a II Liga, com mais 6 pontos que os perseguidores.

Sem comentários: