sábado, 26 de novembro de 2016

Crónica e Análise: Belenenses 0 – FC Porto 0



Mais um Empate Prejudicial

No início de noite deste sábado o FC Porto deslocou-se ao terreno do Belenenses, em jogo a contar para a 11ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se um empate a 0.
Para este jogo Nuno Espírito Santo apostou num onze composto por: Casillas; Maxi, Filipe, Marcano e Alex Telles; Danilo, Óliver e Otávio; Diogo Jota, André Silva e Corona.
O Belenenses entrou bem em jogo, sendo o primeiro a criar perigo, ao minuto 13, com um remate ao poste. Na resposta o FC Porto criou perigo, mas Óliver deixou o lance perder-se ao optar pelo passe em vez do remate.
No segundo tempo, o FC Porto pareceu entrar decidido a exercer mais pressão. E ao minuto 54 Marcano ficou muito perto de ativar o marcador, no entanto, viu um adversário retirar a bola sobre a linha. Depois Depoitre teve nos pés uma boa ocasião, não fosse o seu remate ter falhado redondamente. Já perto do final do jogo, André Silva ficou perto do golo. Do outro lado o Belenenses esteve perto de marcar, Casillas travou o remate.
Foi um jogo difícil, tal como já se esperava, mas que complicou-se mais ainda pela chuva persistente que prejudicou o relvado. O jogo foi pautado pelo equilíbrio entre as equipas, inclusive no número de remates. Voltou a haver falta de eficácia por parte do FC Porto que continua a ser um problema, ao contrário do que referiu ontem Nuno Espírito Santo, quando disse que ia deixar de ser. Creio que a ineficácia começa a originar falta de confiança e alguma ansiedade aos atacantes portistas que hoje acabou por, para além de deixarem de conseguir rematar, deixaram também de conseguir imprimir intensidade e de pensar o jogo. Ou seja, na minha opinião, a falta de eficácia está a tornar-se uma espécie de íman que atrai outros problemas, cuja a ansiedade é o pior deles todos. É, sem dúvida, uma situação preocupante, para a qual gostava de ter a solução.
Para além de ser urgente resolver o problema da ineficácia atacante que tem sido prejudicial, creio que é urgente os Dragões procurarem um avançado que reforce a equipa no mercado de inverno, de preferência alguém que conheça bem o futebol português e que seja capaz de ser o matador que o FC Porto precisa de modo a fazer o André Silva evoluir sem a pressão de ser ele a ter de resolver os jogos. Até lá, espero que Nuno consiga resolver a questão, nem que para isso tenha de fazer alterações na equipa, mas sem medo mister, às vezes é preciso arriscar.
Em suma, o FC Porto voltou a perder pontos num jogo em que não os podia perder e numa altura em que não os podia perder, correndo o risco de cair para 5º lugar no final da jornada.
Com este empate o FC Porto soma 22 pontos, está a dois do Sporting, que ocupa a segunda posição e pode ficar a 7 pontos da liderança, caso o Benfica vença amanhã.
Apesar de perceber que o FC Porto está a atravessar uma fase complicada que o tem prejudicado, e aconteça o que acontecer no jogo do Benfica amanhã, não me peçam para deixar de acreditar que os Dragões tem todas as hipóteses de lutar pelo título, porque estamos na 11ª jornada e nenhum campeão se decide nesta fase.




Sem comentários: