quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Crónica e Análise: FC Porto 1 – Club Brugge 0



Vitória Garante Continuação na Europa

No início de noite desta Quarta o FC Porto recebeu o Club Brugge, em jogo a contar para a 4ª jornada da fase de grupos, grupo G, da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-0.
Para este jogo Nuno Espírito Santo apostou num onze composto por: Casillas; Maxi, Filipe, Marcano e Alex Telles; Danilo, Herrera e Óliver; Diogo Jota, André Silva e Otávio.
O FC Porto começou o jogo a criar perigo, mas Diogo Jota chegou atrasado, não conseguindo concluir da melhor forma o lance. Contudo os Belgas, com uma estratégia defensiva bem montada, dificultaram as manobras do ataque portista que teve dificuldades em chegar à área contrária. Aliás, foi mesmo o Brugge a ficar muito perto de marcar, ao minuto 25, mas Casillas negou os festejos. A resposta portista chegou ao minuto 34, com Alex Telles, na cobrança de um livre, a atirar ao ferro. No entanto o golo não tardou. Ao minuto 37, André Silva deu a melhor sequência a um canto batido por Alex Telles. O segundo golo portista ficou perto de acontecer ao minuto 41, por intermédio de Alex Telles, na cobrança de um livre.
No segundo tempo o FC Porto procurou ampliar a vantagem e Diogo Jota, ao minuto 61, esteve perto de o conseguir, mas viu o adversário negar-lhe os festejos. Em resposta os Belgas procuraram aproximar-se da baliza de Casillas, mas sem sucesso. Ao minuto 73, André Silva esteve perto de fazer o segundo. Como o FC Porto não conseguiu marcar, os belgas ganharam confiança e procuraram fazer um golo que lhes permitisse levar 1 ponto para casa. Mas na mais clara oportunidade de golo de que dispuseram nos minutos finais do encontro, Casillas respondeu com uma defesa, garantindo os 3 pontos.
Não se esperava um jogo fácil e não o foi. O FC Porto conseguiu fazer o mais importante, um golo, que lhe permitiu garantir uma importante vitória, numa exibição mais cinzenta do que colorida. Terá surgido na cabeça dos jogadores o jogo do próximo Domingo?
Em suma, o FC Porto fez o que tinha a fazer, venceu e arrecadou 3 importantes pontos na fase de grupos da Liga dos Campeões.
Com esta vitória o FC Porto garantiu a continuidade na Europa do futebol, ficando a faltar dois jogos para definir as posições no grupo e, com isso, quem segue para a próxima fase da Liga dos Campeões e quem irá para a Liga Europa. Neste momento o FC Porto está no segundo lugar do grupo G, com 7 pontos, a três do primeiro lugar, ocupado pelo Leicester, e com o FC Copenhaga, que ocupa o terceiro lugar, a dois pontos.




Sem comentários: