sábado, 19 de novembro de 2016

Notas Para Refletir Sobre o Jogo de Ontem, Mas Não Só



1ª Nota:
O que tem em comum os jogos Tondela x FC Porto, Vitória de Setúbal x FC Porto; para o campeonato e o Desportivo de Chaves x FC Porto para a Taça de Portugal? Vejamos. Três jogos em que o FC Porto jogou fora de casa, três jogos em que teve muita dificuldade em jogar frente a adversários muito fechados, três jogos em que não conseguiu ser eficaz, três jogos em que empatou a 0. Em dois deles perdeu 6 importantes pontos que, neste momento, fariam diferença nas contas do campeonato, e no outro foi eliminado de uma prova que tinha como objetivo conquistar. Sim, também é verdade que nos três jogos foi prejudicado por erros de arbitragem que podiam, ou não, ter feito toda a diferença no resultado final.
A conclusão que Eu retiro ao comparar estes três jogos é que: o FC Porto tem, urgentemente, de resolver o problema da eficácia, antes que seja demasiado tarde e que se prejudique ainda mais por não conseguir marcar. É que adversários que jogam fechados e fechadinhos é o que não falta nesse campeonato. E pelo que já se percebeu equipas de arbitragem que querem assumir o papel de adversários também não vão faltar…

2ª Nota:
Olhando para o onze que iniciou o jogo em Chaves, não é difícil perceber que Nuno optou por jogadores que: I não tivessem tido jogos nas seleções; II que tivessem jogado a uma semana – caso do André Silva – ou que nem tivessem sido utilizados – caso de Jota ou Danilo – a exceção a esta equação foi Maxi. Depois no decorrer do jogo apostou em Depoitre, algo que foi referido, e bem, que deveria ter feito em Setúbal. Que culpa tem o treinador se o Belga não conseguiu ser eficaz, nem na grande penalidade?
No post de antevisão tinha apostado num onze completamente diferente, pensando na possibilidade de dar minutos aos menos utilizados e destes poderem mostrar ao treinador que podia contar com eles. No entanto, tendo em conta o onze que Nuno apresentou, sinceramente, A única coisa que eu faria de diferente era colocar em campo Brahimi no lugar de Varela e não sei se teria retirado André André do jogo. Mas claro, hoje é fácil fazer tal exercício e é verdade que só Nuno tem os dados todos e sabe porque fez entrar Evandro para o lugar de André André.

3ª Nota
Todos nós gostaríamos muito que o FC Porto jogasse sempre da forma como jogou frente ao Benfica, com a eficácia que teve frente ao Nacional. Mas também sabemos que nem sempre tal é possível. Por mim, desde que não falte atitude e que a equipa vença os jogos, não exijo sempre exibições fantásticas. O que não se pode admitir é que o FC Porto tenha de jogar contra 14, como se estivesse a jogar contra 11.
Já vi comentários de portistas a dizer que não podemos justificar o mau resultado com os erros de arbitragem. Mas não é disso que se trata. É verdade que o FC Porto não esteve bem em jogo ontem, mas não podemos tapar o sol com a peneira e simplesmente fingir que o senhor do apito não teve influência no jogo, porque teve. Foram três grandes penalidades não assinaladas, não foi um fora de jogo mal tirado. Até podem dizer-me que se ele tivesse assinalado o guarda-redes podia tê-las defendido. É verdade, mas pelo menos o FC Porto teria tido essa hipótese. Não podemos esquecer que se o senhor árbitro é um interveniente no jogo, como é que os seus erros não tem influência? Vamos deixar de fingir que tudo é desculpável só porque o FC Porto não foi competente.

4ª Nota:
Fico muito preocupada ao perceber que André Silva tem jogado todos os jogos, durante todo o tempo – não me lembro se foi substituído alguma vez – inclusive na seleção. Preocupa-me perceber que Depoitre não é alternativa ao jovem nº10. E se André Silva se lesiona? ( É favor bater três vezes na madeira) E se é castigado?




Sem comentários: