sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Antevisão da 12ª Jornada da Liga



1 – Aqui está a antevisão de Nuno Espírito Santo do jogo da 12ª jornada da Liga, frente ao Sporting de Braga.

““QUEREMOS QUE O DRAGÃO NOS AJUDE E NOS APOIE”
Nuno Espírito Santo deixou apelo aos adeptos para a receção ao Sporting de Braga (sábado, 20h30)
Nuno Espírito Santo iniciou a conferência de imprensa de antevisão da receção ao Sporting de Braga de maneira algo diferente, socorrendo-se de um quadro e de desenhos para se dirigir aos adeptos do FC Porto. Na conferência de imprensa de antevisão do desafio com os minhotos, marcado para este sábado (20h30, SportTV), no Estádio do Dragão, a contar para a 12.ª jornada do campeonato, o treinador pediu o apoio e a ajuda do público portista, revelando ainda esperar um jogo aberto diante de uma equipa que está muito longe de ser “rotundamente defensiva”.
Ao adepto portista
“Tenho visto, lido e ouvido coisas que não correspondem à realidade, e isso obriga-me a dirigir-me ao adepto portista. Quando viemos, o objetivo era regressar a um ciclo vitorioso, mas também sabíamos qual era o momento: três anos sem títulos. Foi-nos pedido que voltássemos a ser campeões e consideramos que, para isso, é preciso construir uma base. Não há um sistema tático, há uma ideia. Os resultados que temos tido não correspondem ao que a equipa tem feito. Em nenhum dos últimos empates corremos o risco de perder. Aliás, estivemos muito mais perto de ganhar. A equipa cresceu muito desde o jogo com o Benfica, mas tem faltado o golo. Não sofremos golos, mas temos de melhorar a eficácia e materializar tudo o que produzimos. A equipa que vai jogar amanhã é a que tem jogado habitualmente, com uma ou outra alteração. O rendimento imediato é através do treino. Todos os dias temos de trabalhar e melhorar. Ninguém pode acusar qualquer jogador do FC Porto de ter saído do campo sem ter dado tudo. Confiamos neste plantel e vamos continuar a confiar.”
Pedir apoio e fazer por merecê-lo
“Nós sabemos que temos falhado. O clube precisa de vitórias e de alegrias, mas não temos conseguido os resultados que pretendemos. Os nossos adeptos têm de ter a certeza que queremos voltar às vitórias. Quando pedimos humildemente o seu apoio, temos a consciência de que temos de ser merecedores desse apoio. Amanhã queremos que o Dragão nos ajude e nos apoie. A equipa precisa disso. Hoje em dia, atacar o FC Porto tornou-se normal e nós não podemos permitir isso. Acreditamos nos jogadores e acreditamos que eles vão jogar e vencer.”
Margem de erro
“A diferença para o primeiro classificado é de sete pontos, mas temos é de vencer o nosso jogo. Não podemos controlar os outros jogos. A nossa obrigação é vencer. Não nos vamos render nunca enquanto houver possibilidade.”
Mensagem única e coerente
“Não sou alguém de ter discursos diferenciados conforme as circunstâncias. A minha mensagem é uma única e é coerente. Acredito fielmente na comunicação e acho que os jogadores ouvem o que lhes dizemos. Sentem e necessitam de um plano de jogo, que tentam reproduzir durante os 90 minutos. Nem sempre o conseguem, mas conseguiram-no em grande parte dos jogos. Há que ser coerente e a comunicação faz-se entre duas partes. A minha mensagem é coerente e clara daquilo que o jogador tem de fazer dentro de campo.”
Jogo difícil frente a um adversário de qualidade
“O jogo de amanhã vai ser difícil, temos essa consciência. O Sporting de Braga vem de um resultado contundente e, pela equipa que é, merece todo o nosso respeito. Conhecemos profundamente as suas qualidades, mas queremos é potenciar as nossas. Jogamos no Dragão e vamos entrar plenamente convencidos de que queremos ganhar. Entramos sempre com plena convicção de que queremos ganhar. Amanhã não será diferente. O Sporting de Braga não é uma equipa rotundamente defensiva e a classificação demonstra-o. Esperamos um jogo aberto, mas temos de ter mais cuidados e ser mais fortes quando tivermos a bola.”
Controlar a ansiedade
“Procuramos controlar a ansiedade e fazer com que o jogador entre em campo tranquilo e com confiança. O processo de treino é a melhor ferramenta para analisar e tomar decisões. Temos que potenciar coisas que nos façam ter mais oportunidades. Hoje em dia, os nossos adversários estão mais preocupados em bloquear o nosso jogo do que em potenciar os deles.””

Em


2 – O meu palpite para a equipa titular é

Casillas; Layun, Filipe, Marcano e Alex Telles; Danilo, Óliver e Otávio; Diogo Jota, André Silva e Corona.

3 – Sobre o jogo
Facilidades é coisa que não se espera no jogo de amanhã, mas espera-se que a equipa transforme as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; confiante; coeso; sólido; solidário; unido; ambicioso; determinado; e eficaz tanto a defender como a atacar.
Força FC Porto!





Sem comentários: