domingo, 18 de dezembro de 2016

Voltar à Política Anterior



Atente-se nestas afirmações de Deco em entrevista ao jornal OJOGO:

“"não é fácil vencer com muitos jogadores novos". "O FC Porto está à procura de uma equipa, mas não só para este ano. Os jogadores têm passado pouco tempo no clube. Basta ver que o Herrera é o jogador que tem mais tempo nesta equipa e chegou há quatro anos. Há jogadores que são miúdos
e que estão a chegar, mas o FC Porto não pode ser visto como uma passagem. Jogador que pensar assim está no sítio errado".”
E compara com o que sucedia antes:
“"O FC Porto conseguiu sempre manter uma base; quando estavam para sair alguns jogadores, já havia outros para entrar. O FC Porto tem base para fazer uma grande equipa; vamos ver quanto tempo vão aguentar alguns jogadores, como o Maxi, o Casillas, o próprio Felipe, que foi uma grande contratação, mas tem seis meses de clube; o Marcano, que parece que se encaixou numa boa dupla, ou o Danilo, que chegou há época e meia, e tem um trabalho fundamental no meio-campo".”
E acrescenta:
“"O FC Porto está em busca dessa base e pouco a pouco vai conseguir. Se o FC Porto pensar numa equipa para este ano, está a cometer um erro. É óbvio que é difícil para um clube que está sem ganhar há três anos, mas tem de pensar nos próximos. O grande objetivo do FC Porto é equilibrar com o Benfica a hegemonia que tinha. Até pode ganhar o campeonato, mas o maior desafio neste momento... é o futuro".”

Compare-se, então, as declarações de Deco com estas de Casillas:

FC Porto equipa mais forte? "É a equipa que mais evoluiu. Apesar de mudar, cresceu mais do que os rivais. As outras equipas mantiveram os seus blocos, nós tivemos de fazer entrar jogadores e mostrar-lhes o que é a equipa, o clube e a cidade. Isso não é fácil. Nesse sentido, acho que o FC Porto é o que se adiantou mais".
Concorrência: "O Sporting tem uma equipa consolidada. Eu conhecia pouco mas as pessoas dizem-me que o Jorge Jesus coloca as suas equipas muito duras, compactas. E nota-se na forma de jogar. Benfica tem sido o campeão, ganhou três Ligas seguidas e nós não temos esse ADN de campeões, mas precisamos de voltar a sentirmo-nos importantes e sermos campeões. E que os rivais nos respeitem, mas temos a missão de ganhar. Isso é o que temos de tentar conseguir. (…)”
Época atual: "Tem sido um ano de muitas mudanças outra vez. Saíram uns, entraram outros jogadores, jogadores jovens inclusive. E isso não é fácil. Temos o Benfica e o Sporting que já estão mais armados, com jogadores que já jogam juntos há algum tempo, mas nós não. Houve mudança de treinador, têm que assimilar as matrizes que preconiza o mister, o mister tem de entender também a equipa que tem, os seus jogadores. Mesmo com isso tudo, creio que a temporada está a ser boa, está a correr bem. (…)".

Analisando as afirmações -  as primeiras de alguém que por cá já passou e fez parte de uma equipa ganhadora, as outras de alguém que atualmente veste a camisola do FC Porto e que pertence a uma equipa que quer vencer – para além de concordar com ambos, constato, mais uma vez, algo que nós portistas tão bem sabemos: o FC Porto terá de voltar à política anterior para deixar de estar neste carrocel constante de mudanças de uma época para a outra.





Sem comentários: