sábado, 31 de dezembro de 2016

Balanço de 2016



O FC Porto não entrou com o pé direito em 2016, a turbulência instalou-se no Dragão qual nau a enfrentar uma dura e terrível tempestade. Lopetegui não resistiu ao momento conturbado da equipa e deu o lugar a José Peseiro. Antes, Rui Barros dirigiu a equipa durante alguns jogos. A troca de treinador não foi suficiente para estabilizar a equipa e para por um ponto final nos erros constantes que continuaram a prejudicar os portistas. Por isso, os Dragões terminaram o campeonato no terceiro lugar, deixando de lutar a poucos jogos do final do campeonato.
Paralelamente o FC Porto foi ultrapassando eliminatórias da Taça de Portugal até chegar à final da prova. Os azuis e brancos defrontaram o Sporting de Braga no Jamor e no final viram os minhotos fazer a festa, após o desempate nas grandes penalidades.
Depois de não conseguir a qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões e, consequentemente, ter caído para a Liga Europa, o FC Porto defrontou os alemães do Borussia Dortmund nos dezasseisavos de final. Mas a caminhada foi curta já que a eliminatória não correu bem aos Dragões.
Mas em 2016 nem tudo correu mal ao futebol do FC Porto. A equipa B portista alcançou um feito que até então nenhuma equipa B tinha conseguido, vencer uma competição profissional. Assim o FC Porto B fez história ao terminar no primeiro lugar o campeonato da II Liga portuguesa. E no futebol de formação os sub19 sagraram-se campeões.
No final da época, enquanto o país estava centrado no europeu, o FC Porto tratou de arrumar a casa, começando pela contratação do treinador. Nuno Espírito Santo voltou ao Dragão e sucedeu, assim, a Peseiro.
Devido ao terceiro lugar na época passada, o FC Porto teve de participar em Agosto no playoff de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Quis o sorteio que o adversário fosse o AS Roma, um adversário complicado. No Dragão registou-se um empate a 1, empurrando a decisão para o jogo em Itália. Antes desse segundo jogo houve quem fizesse previsões de derrota portista, e por muitos… só que não foi isso que aconteceu. o FC Porto venceu por 0-3 e carimbou o passaporte para a fase de grupos da Liga dos Campeões.  Nesta fase da prova quis o sorteio que os Dragões  ficassem inseridos no grupo G junto com o FC Copenhaga, o Leicester e o Club Brugge. O FC Porto terminou em segundo lugar e nos oitavos irá defrontar a Juventus.
No campeonato os Dragões ocupam a segunda posição, a 4 pontos da liderança. A equipa está a crescer, já tendo atravessado um momento complicado, em que a bola recusava-se a entrar na baliza adversária.
Quanto às modalidades, em 2016, infelizmente a equipa de andebol não conseguiu somar o 8º título consecutivo. Depois de fazer uma brilhante fase regular do campeonato, os playoff não correram bem e os Dragões acabaram por ver o ABC de Braga festejar o título. Até ao momento a equipa está a fazer um bom campeonato, onde só soma vitórias. Em 2016 também a equipa de hóquei não conseguiu alcançar o objetivo do título. E até ao momento procura alcançar o primeiro lugar. Contrariamente, a equipa de basquetebol, e contra todas as perspetivas, sagrou-se campeã nacional. Esta época procura conquistar o bicampeonato.
Resta-nos esperar que 2017 seja um ano azul e branco e que lá para maio possamos todos festejar o título mais desejado no panorama nacional.
Por fim, desejo a todos os que visitam este espaço portista um bom 2017, com muita paz, alegria, amor, saúde, sucesso e que concretizem todos os desejos que estabelecerem para 2017.






Sem comentários: