segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Desportivo de Chaves 1



Vitória da Persistência

Ao início de noite desta segunda o FC Porto recebeu o Desportivo de Chaves, em jogo a contar para a 14ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-1.
Para este jogo Nuno Espírito Santo apostou num onze composto por: Casillas; Maxi, Filipe, Marcano e Alex Telles; Danilo e Óliver; Corona, Diogo Jota, André Silva e Brahimi.
O FC Porto procurou entrar bem em jogo, com Brahimi a ficar perto do golo logo ao segundo minuto do jogo. Contudo, a boa organização defensiva e os rápidos contra-ataques do Desportivo de Chaves trocaram as voltas aos portistas. Tudo começou quando os flavienses, ao minuto 12, inauguraram o marcador através de um lance em que Filipe escorregou e a bola acabou por bater em Danilo, traindo Casillas. O guarda-redes espanhol dos Dragões foi ainda chamado a intervir em dois lances que poderiam ter complicado, ainda mais, a vida dos portistas.
O FC Porto entrou no segundo tempo decidido a virar o resultado a seu favor. Para tal, começou a pressionar mais, empurrando o Chaves para a sua zona defensiva sem deixar que conseguisse sair em contra-ataque e as ocasiões de perigo a favor dos azuis e brancos foram surgindo. André Silva, ao minuto 52, fez o golo que daria o empate, no entanto, o senhor do apito considerou, erradamente, que o mesmo teria sido obtido em fora-de-jogo e anulou-o. Pouco depois Corona rematou, o guarda-redes adversário defendeu para a frente e na sequência Maxi sofreu uma falta no interior da área que o senhor árbitro não viu. Seguiram-se três remates de André Silva, a um deles o guarda-redes flaviense respondeu com uma defesa. O golo acabaria por chegar ao minuto 72, por intermédio de Depoitre, que minutos antes tinha substituído Diogo Jota. E ao minuto 77, Danilo, com um forte remate de fora da área, completou a reviravolta no marcador. Até ao final o FC Porto tratou de gerir o resultado.
Não se esperavam facilidades e não as houve de todo; se já não era fácil contra 11, mais difícil ficou contra 14. Tal como se esperava o Desportivo de Chaves apresentou-se no Dragão com uma boa organização defensiva, e com um contra-ataque rápido que complicou, muito, a vida do FC Porto que ao intervalo estava a perder. Mas como esta equipa é determinada e persistente, no segundo tempo conseguiu dar a volta a um resultado que, a dada altura, parecia difícil de virar. Na minha opinião a primeira parte não correu nada bem, o que contrastou com a segunda parte, que foi melhor, onde gostei, sobretudo, da atitude de nunca desistir.
Alguém consegue explicar-me porque é que na dúvida não se beneficia quem ataca? Será que esta lei só não se aplica ao FC Porto? É que já não é a primeira vez que os azuis e brancos vem golos ser anulados quando os jogadores estão em linha. Se tem dúvidas, porque não beneficiam quem ataca? E mais uma vez uma grande penalidade por assinalar, já vão 15! Vamos bater algum recorde?
Em suma, o FC Porto venceu justamente um jogo que foi difícil e em que teve de jogar contra 14.
Com esta vitória o FC Porto soma 34 pontos e volta a estar a 1 do Benfica, que ainda tem um jogo a menos.


PS. Que grande ambiente nas bancadas do Dragão! Que grande apoio! Que sintonia entre a equipa e os adeptos!


Sem comentários: