terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Antevisão da 6ª Jornada da Fase de Grupos da Liga dos Campeões



1 – Aqui está a antevisão de Nuno Espírito Santo e de Casillas do jogo da 6ª jornada da fase de grupos, grupo G, da Liga dos Campeões, frente ao Leicester.

“NUNO: “QUEREMOS ESTAR NAS 16 MELHORES EQUIPAS DA EUROPA”
Treinador quer manter solidez defensiva e controle do jogo para bater o Leicester e garantir os “oitavos” da Champions

No jogo de sábado frente ao SC Braga, o FC Porto manteve a “solidez da defesa”, o “equilíbrio” e o controle do adversário, adicionando-lhe o que vinha faltando: o golo que valeu a vitória, já nos descontos. Frente ao Leicester (quarta-feira, 19h45, no Estádio do Dragão, com transmissão em direto na Sport TV 4), na sexta e última jornada do grupo G da Liga dos Campeões, Nuno Espírito Santo quer preservar aquilo de bom que os azuis e brancos têm feito nas últimas semanas e juntar-lhe a capacidade de concretização que permita bater o campeão inglês e garantir o acesso aos oitavos de final da prova. Os três pontos serão sinónimo do segundo lugar do grupo (o primeiro está entregue ao Leicester), enquanto outro resultado deixa os portistas dependentes do que o Copenhaga fizer em Bruges. O treinador falou esta terça-feira, em conferência de imprensa de antevisão do desafio, ainda sobre outras situações, como a permanência de Rui Pedro no plantel principal e a eventual titularidade de Brahimi, que é “mais uma opção” para o onze.
Apoio para um jogo difícil
“Na Liga dos Campeões esperamos um jogo difícil. Defrontamos o atual campeão inglês, mas acima tudo esperamos um jogo em que dependemos de nós mesmos para conseguir um objetivo e dar um último passo no caminho que começámos no play-off frente à Roma. Esperamos um Estádio do Dragão a apoiar a equipa e uma equipa a fazer tudo e a ser merecedora desse incentivo.”
Juventude e responsabilidade
“Enquanto equipa técnica, a nossa abordagem é igual para todos os jogos: máxima determinação, concentração e empenho, apesar da juventude do plantel. Os jogadores têm consciência da responsabilidade que têm por representar o FC Porto. Este jogo não requer mais do que temos feito até hoje. Representamos o FC Porto, queremos ganhar o jogo e estar nas 16 melhores equipas da Europa.”
A situação de Rui Pedro
“Temos de ter muita atenção de quem estamos a falar. O Rui Pedro é um jovem de presente e de muitíssimo futuro, mas não podemos esquecer que tem idade de júnior. Entrou frente ao Braga, teve um bom desempenho, mas o facto de ter marcado o golo não invalida o plano que temos para ele.”
Um adversário mais relaxado?
“Não podemos esquecer que o Leicester é o campeão inglês, sem dúvida que tem um grande plantel. Não esperamos facilitismos. Eles já se qualificaram, foram merecedores, mas chegam ao Dragão com muitas opções, têm jogadores no plantel com muita qualidade. Fazemos as coisas a pensar em nós e conscientes do adversário que temos pela frente, mas vamos jogar no Dragão, temos a decisão do nosso lado e dependemos de nós. Temos todos de contribuir para o que pretendemos e ser integrantes das 16 melhores equipas da Europa.”
Manter o rumo
“O jogo de amanhã é uma nova oportunidade para o que consideramos ser normal acontecer e não vinha acontecendo. Temos tido desempenhos bons, muita produção, jogos em que fomos claramente superiores e aconteceu não vencer. O jogo de amanhã será mais um nesta linha. Não podemos esquecer o que temos feito bem, queremos manter a solidez da defesa, o equilíbrio, controlar o ataque do adversário e, se possível, ganhar o jogo.””


“CASILLAS: “É UM JOGO IMPORTANTE PARA A CIDADE, CLUBE E ADEPTOS”
Guarda-redes espanhol destaca a “vontade de vencer” o Leicester e seguir em frente na Liga dos Campeões
Na antevisão do duelo com o Leicester City, relativo à sexta e última jornada do Grupo G da Liga dos Campeões, o guarda-redes Iker Casillas garantiu que na quarta-feira (19h45, Sport TV) os Dragões vão subir ao relvado do Estádio do Dragão com o objetivo de vencer a formação inglesa, num jogo que vê como “muito importante para o clube, para a cidade e para os adeptos”.
Frente aos campeões ingleses, o guardião afirma que os portistas deverão entrar em campo “tranquilos” e não deverão alterar a forma de jogar que têm demonstrado nos últimos jogos. Assim, e porque tem sido um dos pontos fortes do jogo do FC Porto, a solidez defensiva deve continuar a ser um dos pilares do jogo de uma equipa que, após o regresso aos triunfos, se voltou a sentir “vencedora” e por isso parte para este desafio com renovada confiança.
Mensagem para a equipa
“Nós damos importância a todos os jogos. Agora estamos concentrados neste jogo, pois estamos cientes que se ganharmos estamos na próxima fase da Liga dos Campeões e se não ganharmos teremos de ficar dependentes de resultados de terceiros. É um jogo muito importante para o clube, para a cidade e para os adeptos e por isso vamos tratá-lo com o respeito que ele merece.”
A importância do jogo e o “bom ambiente” no plantel
“É o jogo mais importante porque é o próximo. Quando o jogo acabar há que pensar já no próximo, no domingo. Temos que entrar bem, a jogar bem, com tranquilidade e a jogar como estamos a jogar. Não adianta entrar a jogar como um louco, mas sim continuar a fazer o nosso jogo, porque as ocasiões vão aparecer e seguramente os golos também. Quanto ao plantel, penso que o técnico escolheu e este é o melhor plantel, até porque para lá do futebol também há o fator humano e creio que o bom ambiente que aqui se respira não se pode ver, mas nós sentimo-lo todos os dias.”
A estabilidade defensiva
“Creio que a estabilidade defensiva não se deve só aos que jogam atrás ou aos guarda-redes, mas sim ao trabalho de toda a equipa. Não é fácil quando tens que juntar muitos novos jogadores numa nova etapa, como aconteceu com a nossa equipa neste ano. A solidez defensiva é muito importante, e, independentemente dos jogadores que o treinador escolhe, penso que tem sido uma constante. Se concretizarmos as nossas oportunidades e mantivermos a baliza fechada vamos com toda a certeza ganhar muitos jogos.”
A confiança após o regresso às vitórias
“Quando empatas tantos jogos consecutivos, muitos injustamente, a equipa fica um pouco frustrada. Este último resultado foi justo e tendo em conta o número de ocasiões de golo penso que até merecíamos ter vencido por mais. Voltar a saborear a vitória faz-nos sentir uma equipa vencedora e tê-lo conseguido nas circunstâncias que foram dá-nos o dobro da satisfação e confiança.”
O momento da carreira
“Creio que a vida de um jogador de futebol tem várias etapas. Eu estive muito tempo na mesma cidade, no mesmo clube e a toda gente custa dar um passo e abandonar a casa. Este clube acolheu-me muito bem e, como somos humanos, precisamos sempre de um período de adaptação. Agora, pessoalmente, as coisas estão a correr bem, mas é a nível coletivo que eu quero que funcionem. Quero ver um Porto como uma equipa de referência não só em Portugal, mas também na Europa.”
As palavras a Rui Pedro
“Todos os jovens que vêm para a ajudar a equipa a ganhar jogos são muito bem-vindos. Ficamos encantados por recebê-los. O Rui Pedro é um rapaz fantástico, humilde e disposto a ajudar sempre que o treinador assim o entende e a nossa missão é também ajudá-lo.”
O duelo com Slimani
“Infelizmente, sempre que o Slimani me marcou um golo foi o FC Porto que sofreu. É um grande jogador, tem muita qualidade e demonstra isso em todos os jogos. Esperemos que neste jogo não suceda…mas se ele marcar e nós ganharmos também não vejo grande problema nisso. Interessa é nós ganharmos.”
Jamie Vardy e a nomeação para o Ballon d´Or
“Creio que é um jogador com muita qualidade. Na época passada fez uma brilhante Premier League, foi importante para o título do Leicester e por isso não me surpreende que seja nomeado para o Ballon d´Or.””

Em


2 – O meu palpite para a equipa titular é
Casillas; Maxi, Filipe, Marcano e Alex Telles/Layun; Danilo, Óliver e André André/Herrera/ Brahimi; Diogo Jota, André Silva e Corona.

3 – Sobre o jogo
O FC Porto depende de si próprio, é certo, mas também é certo que mesmo que os ingleses já tenham na mão o passaporte para a próxima fase da prova, não se esperam facilidades. Mas espera-se que os comandados de Nuno Espírito Santo Dem a volta às dificuldades, transformando-as em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; confiante; coeso; sólido; solidário; unido; ambicioso; motivado; determinado; e eficaz tanto a defender como a atacar.
Força FC Porto!






Sem comentários: