quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Crónica e Análise: FC Porto 5 - Leicester 0



Cinco Golos Para Carimbar Com Classe a Passagem à Próxima Fase

No início de noite desta Quarta o FC Porto recebeu o Leicester, em jogo a contar para a 6ª jornada da fase de grupos, grupo G, da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 5-0.
Para este jogo Nuno Espírito Santo apostou num onze composto por: Casilas; Maxi, Filipe, Marcano e Alex Telles; Danilo, Óliver e Brahimi; Corona, André Silva e Diogo Jota.
O FC Porto entrou bem em jogo, demonstrando que pretendia marcar o mais rápido possível. E realmente o golo não tardou. Ao minuto 6, André Silva fez questão de abrir a porta do acesso aos oitavos de final, que afinal de contas, já estava entreaberta, dando a melhor sequência a um canto cobrado por Corona. Primeiro momento de alegria nas bancadas. Sem tirar o pé do acelerador, o FC Porto continuou a dominar e a controlar o encontro, não permitindo que o Leicester tentasse reagir. E, por isso, foi sem surpresa que Corona, ao minuto 25, fez o segundo golo, com um grande remate. Mas a cereja no topo do delicioso bolo servido aos adeptos foi o golo de Brahimi, ao minuto 44, de calcanhar, a fazer recordar outro golo de calcanhar de outro argelino.
No segundo tempo os ingleses tentaram responder ao domínio portista e à vantagem, mas a baliza de Casillas nunca esteve ameaçada. Na resposta André Silva, derrubado na área, viu o árbitro assinalar grande penalidade que o próprio se encarregou de converter no quarto golo da noite, ao minuto 63. Diogo Jota, ao minuto 77, fechou as contas do encontro com o quinto tento portista.
O FC Porto vestiu o fato de gala para uma noite europeia na qual a vitória era a única forma de sair feliz do Estádio do Dragão e de continuar na Liga dos Campeões, arregaçou as mangas e foi a luta com toda a garra, determinação, ambição e competência; transformou as dificuldades que se esperavam surgir em facilidades e goleou os ingleses com toda a classe do mundo. Foi uma fantástica exibição, com uma primeira parte demolidora, que terminou com os Dragões a vencer por 3 sem resposta, ou sequer esboço de tentativa de resposta. No segundo tempo o ritmo foi outro, mas, ainda assim, surgiram mais dois golos. Estou muito feliz e orgulhosa da exibição e da vitória que esta equipa hoje conseguiu, mostrando que a união faz a força; que a determinação, a garra, a crença, a competência, a solidariedade e a classe que fazem parte do espírito do Dragão estão presentes; que a eficácia ajuda qualquer equipa a ganhar confiança, a confiança que na semana passada faltava. Esta equipa hoje voltou a ser porto!
Em suma, o FC Porto foi a única equipa que quis agarrar os três pontos num jogo que sabia que tinha de vencer para depender de si próprio.
Com esta vitória o FC Porto terminou a fase de grupos com 11 pontos, no segundo lugar do grupo G. Segue-se os oitavos de final da prova rainha do futebol europeu.




Sem comentários: